São Paulo, quinta-feira, 21 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ritmo de captação da poupança é menor em maio

DA REPORTAGEM LOCAL

O ritmo das aplicações na caderneta de poupança diminuiu em maio, segundo mês em que foi sentido o efeito da mudança no cálculo de seu rendimento. No mês passado, a captação foi positiva em R$ 1,36 bilhão, contra R$ 2,04 bilhões em abril.
Em vigor desde março, a mudança só teve impacto quando a média do retorno dos CDBs ficou abaixo de 12% ao ano. Até março, o rendimento médio da poupança era de 0,68%, mas recuou para 0,66% em maio.
Para Hessia Castilla, economista da Pro Teste, o fato já era esperado. "Parece uma mudança pequena, mas que tem impacto para o pequeno investidor, que é quem mais perde. Mesmo assim, a poupança rende mais do que os fundos DI que cobram taxas mais altas."
Já Bolivar Godinho, do Laboratório de Finanças da FIA-USP, disse não poder afirmar que a poupança perde depósitos. "O poupador tem uma lógica própria, de guardar um pequeno valor todos os meses, independentemente do juro."


Texto Anterior: Após recordes, mercados encerram dia com perdas
Próximo Texto: Vaivém das commodities
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.