São Paulo, sábado, 21 de junho de 2008

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Mercado Aberto

GUILHERME BARROS - guilherme.barros@uol.com.br

Inflação não reduz otimismo de empresário da construção

Apesar de uma relativa preocupação com a inflação e com a alta dos juros, o empresário da construção está muito otimista com relação ao desempenho e às perspectivas de sua empresa.
A conclusão está na 25ª Sondagem Nacional da Indústria da Construção Civil, realizada em maio pelo SindusCon-SP em parceria com a FGV Projetos. A pesquisa foi feita em todo o país com amostra qualificada de 301 empresários da construção. Os dados variam em escala de 0 a 100 -valores acima de 50 são considerados otimistas, e abaixo de 50, pessimistas.
O próprio presidente do SindusCon-SP, João Claudio Robusti, considerou surpreendentes os resultados. Os índices de desempenho e de perspectivas atingiram, simplesmente, os melhores resultados desde agosto de 1999, quando a pesquisa começou a ser realizada.
"Os empresários ainda vislumbram um cenário muito positivo", diz Robusti.
Segundo a sondagem, 60,5% dos empresários estão otimistas com o desempenho (reflete os últimos seis meses) das suas empresas e 63,7% com as perspectivas (os próximos seis meses). Esses resultados representam uma melhora em relação aos números da última pesquisa, de fevereiro.
Robusti explica que o resultado positivo se deve, em grande parte, ao fato de os contratos na área da construção já terem sido fechados. O crescimento do setor já está contratado.
Além disso, o ciclo da alta de juros, iniciado em abril, ainda não se refletiu em termos de piora das condições financeiras para as empresas. Tanto que a sondagem indica que o grau de dificuldades financeiras das empresas se reduziu em maio. A marca foi de 50,1%, um índice considerado positivo e melhor 6,2% do que o de fevereiro.
A pesquisa mostra ainda uma preocupação dos empresários com relação à inflação e às perspectivas de evolução de custo. O número de empresários que acreditam numa inflação reduzida no país caiu 14,6% em relação à sondagem de fevereiro, assim como aumentou 10% o pessimismo no que se refere ao custo, também em comparação à última pesquisa.
O dado curioso é que, apesar da preocupação com a inflação e com os custos, os empresários estão otimistas com relação à condução da política econômica e ao crescimento econômico. Para Robusti, esse resultados favoráveis com relação à condução da política econômica refletem o fato de o setor estar bastante aquecido.

Propaganda na internet ganha espaço entre empresas

Grandes empresas estão descobrindo o poder da propaganda na internet. Além de investirem em campanhas em TV aberta e veículos impressos, diversas companhias decidiram buscar firmas especializadas em anúncios na web.
No time estão HSBC, Johnson & Johnson, GM, Microsoft e Magazine Luiza. A Tecnisa contratou a agência on line Mídia Digital. Alexandre Kavinski, diretor de novos negócios da agência, diz que o foco da Tecnisa era gerar vendas de imóveis a partir de visitas ao website. Quando alguém digitasse em algum site de buscas algo relacionado à construção civil, apareceria na página um link da Tecnisa. Em dois meses de campanha, as visitas ao site da empresa saltaram de 9.000 por mês para 109 mil. De cada dez visitantes, cinco fizeram cadastro como interessados na compra e três participaram de chats com os corretores on-line procurando informações adicionais. "As vendas de apartamento subiram 81%", diz.

FÉRIAS:
GASTO DE TURISTA ESTRANGEIRO DEVE SER DE US$ 400 MILHÕES EM MAIO
A previsão da Embratur é que a receita com gastos de turistas estrangeiros no país de janeiro a maio se iguale à arrecadação de todo o ano de 2003 -o primeiro do Ministério do Turismo. Em maio, as divisas vindas do turismo internacional devem chegar a US$ 400 milhões, recorde para o mês. A previsão é que o acumulado no ano alcance US$ 2,44 bilhões. Os dados oficiais serão anunciados pelo BC na segunda.

PENTEADEIRA
A Contém 1g investiu R$ 8 milhões para desenvolver produtos, reorganizar os itens nas lojas e oferecer treinamento para que as vendedoras aprendam sobre maquiagem. "A idéia é, cada vez mais, prestar um serviço para a cliente", diz Fernando Galiteri Soares, diretor comercial da marca. Com a organização dos produtos, separados de acordo com a ocasião de uso, o tíquete médio aumentou 50% nos três pontos-de-venda que já adotam o conceito

CONVERSA
O Ibmec SP abre, terça, o ciclo de palestras de 2008, com Fernando Chacon, que falará sobre a cisão da Credicard. Chacon, diretor de marketing de negócios do Itaú S/A, contará bastidores da cisão da Credicard, oficializada quando a empresa estava no pico dos resultados.

MEDICINAL
Depois de mais de dez anos, a Air Liquide, uma das maiores empresas de gases industriais e medicinais no mundo, acaba de nomear um diretor-geral brasileiro no país, Marcelo Fioranelli. A companhia acaba de fechar contratos com a CSA e a Rhodia.

FOLCLORE
Com inauguração prevista para março do próximo ano, o Manauara Shopping, empreendimento desenvolvido pela Sonae Sierra Brasil, em Manaus, fechou contrato para ter marcas como Calvin Klein, Centauro, Montblanc, Vitor Hugo e VR MenWear.

REBOCO
A Votorantim Cimentos inaugura, no dia 26, um centro de distribuição no distrito industrial de Campinas para abastecer mais de 50 cidades. O novo centro terá capacidade para movimentar 336 mil toneladas/ano de produtos como cimento, argamassas e cal.

CAMINHO
O departamento de economia da Eaesp/FGV vai debater, na quarta, o novo PGO (Plano Geral de Outorgas), reunindo entidades do setor de telecomunicações, professores, empresários e alunos, para apontar caminhos que ajudem o governo a encontrar a melhor solução.


com JOANA CUNHA e VERENA FORNETTI


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