São Paulo, quinta-feira, 21 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercado é polarizado pelo maior buscador

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Iniciativas regionais de ingressar no lucrativo mundo dos buscadores de sites encontram obstáculos cada vez maiores devido à onipresença do Google. De acordo com um relatório da empresa de pesquisas WebSideStory, o buscador é usado por 52% dos internautas dos EUA e 91% da Alemanha.
No Brasil, os sites Terra e AOL abriram mão de seus sistemas de buscas e colocaram um link para o Google.
Uma recém-lançada campanha publicitária na TV aberta do buscador do portal MSN, braço da Microsoft para serviços de internet, também é reflexo do predomínio do Google no Brasil. O portal MSN afirma que o país é um dos territórios estratégicos no mercado da área de buscas.
Enquanto isso, outros portais brasileiros de busca perdem espaço. O MetaMiner, do UOL, foi fundido com outros serviços de busca do portal. Já o pioneiro Cadê? foi vendido ao Yahoo!
A trajetória do Cadê?, que foi lançado em 1995, ilustra o modelo de negócio dos principais buscadores do Brasil.
O portal tinha inicialmente 300 sites catalogados e, em 1999, já contava com 300 mil. O site foi vendido para o grupo de internet StarMedia, que, mais tarde, o vendeu para a multinacional Yahoo!. (JB)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Saiba mais: Portal engoliu outras empresas para crescer
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.