São Paulo, quinta-feira, 21 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Microsoft processa ex-funcionário

DA FOLHA ONLINE

A Microsoft abriu um processo ontem contra Kai-Fu Lee, um de seus mais brilhantes ex-executivos, que foi trabalhar no site de busca Google. Segundo a Microsoft, ao ter mudado de casa, Lee teria violado um cláusula de confidencialidade assinada ainda em 2000, quando entrou na empresa.
A abertura da ação acontece no mesmo dia em que o Google divulgou a contratação de Lee como seu presidente de operações na China, considerado o mais promissor mercado de softwares do planeta. O processo foi aberto no tribunal de King County, em Seatte, onde fica a sede mundial da Microsoft.
A Microsoft, o Google e a Yahoo! são adversárias na guerra para dominar o mercado dos sites de busca na internet, assim como em programas para empresas.
Lee foi pioneiro na área de softwares para reconhecimento de voz e de inteligência artificial. Ele foi um dos fundadores da unidade de pesquisa da Microsoft na China na década passada. Seu último posto na Microsoft era de vice-presidente da divisão de Serviços Interativos.
No processo, a Microsoft alega que a mudança de emprego mostra que Lee desprezou a cláusula de confidencialidade assumida. Argumenta ainda que o Google incentivou intencionalmente a mudança de emprego do executivo com o objetivo de ter acesso a informações privilegiadas e conhecimento estratégico do mercado a partir da Microsoft.


Texto Anterior: Saiba mais: Portal engoliu outras empresas para crescer
Próximo Texto: Aéreas: OceanAir acirra a disputa tarifária
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.