UOL


São Paulo, quinta-feira, 21 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Taxa de crediário e financiamento recua e alivia consumidor

Selic é a base do sistema financeiro

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os juros definidos mensalmente pelo Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) são a base para que todo o sistema financeiro determine as taxas praticadas na economia.
Todos os dias os bancos realizam milhões de operações entre si e com o BC. Invariavelmente, os bancos precisam tomar empréstimos de curtíssimo prazo, entre si e com o BC, para cobrir deficiências momentâneas de caixa.
O custo dessas operações segue os juros definidos pelo Copom. A taxa Selic é chamada de básica porque é o custo primeiro do dinheiro para os bancos.
Assim, quando a Selic cai, as instituições financeiras podem reduzir os juros cobrados dos clientes. A taxa menor incentiva as pessoas a comprar, estimulando as empresas a vender e a produzir.
O corte nos juros básicos afeta a vida das pessoas, de forma positiva, de duas maneiras. De modo mais imediato alivia o bolso dos consumidores. No médio prazo, a economia tende a se aquecer, estimulando o emprego e a renda do trabalhador.
As taxas cobradas nos crediários e financiamentos ficam menores, o que reduz o preço final do bem adquirido. Isso vale também para quem pretende tomar empréstimo no banco ou costuma entrar no cheque especial.


Texto Anterior: A nota do Copom
Próximo Texto: Antes da reunião do BC, Lula sinalizou apoio a corte maior
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.