São Paulo, quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

China pode lançar pacote de estímulo de US$ 58 bi

Ajuda à economia seria implementada após a Olimpíada

DA REDAÇÃO

O governo chinês pode apresentar um pacote de estímulo à economia após a Olimpíada, aproveitando espírito nacionalista criado pelos Jogos, o que ajudou a Bolsa de Xangai a subir mais de 7% ontem. Segundo analistas, medidas como relaxamento no controle de preços, aumento dos gastos com infra-estrutura e restituição de impostos para exportadores podem fazer parte do pacote.
De acordo com um analista do JPMorgan, a ajuda governamental pode chegar a US$ 58 bilhões (cerca de 1,8% do PIB chinês do ano passado), além de medidas para relaxar a política monetária, com a inflação dando sinais de desaceleração.
"Dado o freqüente pensamento de que a economia chinesa e os mercados de capital vão experimentar um tombo pós-Olimpíada, julgamos que o governo está guardando uma grande quantidade de políticas de estímulo, visando implementá-las perto do fim dos Jogos Olímpicos", escreveu Mingchun Sun, do Lehman Brothers. Ele disse ainda que a decisão do governo anteontem de aumentar o preço da eletricidade para atacadistas foi a primeira das medidas.
A economia chinesa vem se desacelerando nos últimos meses e, no segundo trimestre deste ano, teve o seu crescimento mais lento desde 2005. O PIB da China subiu 10,1% no período em relação ao mesmo trimestre de 2007, ante a expansão de 10,6% registrada no primeiro trimestre. Alguns economistas que o país crescerá menos de 10% neste ano (a última vez que o país teve um avanço de um dígito foi em 2002) e cerca de 8% em 2009.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Vaivém das commodities
Próximo Texto: Crise 1: AL dá sinais de "contração", afirma FGV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.