São Paulo, sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEFONIA

Crédito à OI é investigado por Tribunal de Contas da União

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O empréstimo de R$ 4,3 bilhões concedido pelo Banco do Brasil à Oi para a compra da Brasil Telecom, em julho de 2008, está sob investigação do TCU (Tribunal de Contas da União). A expectativa é que o resultado do trabalho dos auditores seja votado no final de setembro.
O relator do processo, ministro Aroldo Cedraz, quer verificar as condições em que o empréstimo foi concedido. O Banco do Brasil, por meio da assessoria, reiterou ontem que a operação seguiu padrões do mercado e foi "vantajosa" para o banco.
A compra da BRT pela Oi ainda aguarda aval final da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e também o julgamento no Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
Segundo informações divulgadas à época do empréstimo, o negócio tem juros correspondentes à variação do CDI (certificado de depósito interbancário), mais 1,80% ao ano, incluindo a cobrança de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). O empréstimo é parte do valor da operação.
A investigação do TCU teve origem em pedido apresentando no ano passado pelo ministro Raimundo Carreiro. Preocupado com as notícias sobre os impactos no mercado de telefonia da compra da Brasil Telecom pela Oi, Carreiro pediu autorização do tribunal para a realização de diligências, assim como para a requisição de documentos a órgãos da administração pública envolvidos no processo.


Texto Anterior: Saiba mais: Porto também é alvo de outras suspeitas
Próximo Texto: Empréstimos: BB reduz juro e eleva prazo do microcrédito
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.