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ESTRATÉGIA
Empresa aposta em expansão do mercado e lança marca global de sabão em pó
Procter investe US$ 250 mi no setor de produtos de limpeza
CLÁUDIA PIRES
da Reportagem Local
O mercado de produtos de limpeza doméstica é o próximo alvo
para a expansão dos negócios da
Procter & Gamble no Brasil. A empresa projeta investir US$ 200 milhões nos próximos três anos na
pesquisa e desenvolvimento de
produtos voltados ao segmento.
O primeiro passo está sendo dado com o lançamento do Bold, nova versão do sabão em pó ODD.
O produto chega com a missão
de abocanhar parte das vendas do
Omo, líder absoluto no segmento
de sabão em pó. A marca, que pertence à Gessy, tem 60% do mercado de sabão em pó no país.
De acordo com Yolanda Cerqueira Leite, diretora de assuntos
corporativos da Procter no Brasil,
a empresa está apostando na expansão do mercado.
Ela afirma que o brasileiro consome cerca de quatro quilos de sabão em pó por ano, contra um
consumo de oito quilos no México. "O mercado de produtos de
limpeza é um dos que mais crescem no país. Foram 15 lançamentos em 97 e podemos esperar outros 20 neste ano."
No caso do sabão em pó, a Procter tem 4% de participação no
mercado, ficando em segundo lugar. A intenção é atingir 10% de
participação nesse mercado nos
próximos dois anos.
"O mais difícil é quebrar a concentração do mercado. Queremos
ter no setor de limpadores o mesmo desempenho que conseguimos
no setor de fraldas e absorventes."
O segmento de fraldas e absorventes foi a grande investida da
Procter & Gamble desde sua entrada no mercado brasileiro, há dez
anos. Somado ao de limpadores,
esse segmento representa mais de
40% do faturamento da Procter no
Brasil, que, no ano passado, atingiu US$ 620 milhões.
Estratégia
O sabão em pó Bold chega ao
mercado com dosagem de amaciante três vezes maior que a da
ODD, marca que a empresa comprou da Bombril no final de 96.
Segundo o departamento de
marketing da Procter, pesquisas
mostram que 78% dos consumidores de sabão em pó utilizam
amaciantes.
A empresa acredita que a mudança de nome do produto não vai
alterar a fixação da marca junto ao
consumidor. "Percebemos que o
ODD era uma marca associada aos
detergentes líquidos e não ao sabão em pó", afirma Yolanda.
A mudança de nome também é
parte da estratégia da empresa em
colocar marcas globais no mercado. O sabão em pó Bold já é vendido na Europa e nos EUA.
A Procter & Gamble deve continuar com a política de globalização de marcas, segundo Richard
Laube, diretor-geral da empresa.
Laube defende a expansão da implantação de marcas internacionais no país desde fevereiro de 96,
quando assumiu o cargo no Brasil.
A Procter prepara o lançamento
do detergente líquido Ariel.
O mercado de produtos de limpeza doméstica fatura cerca de
US$ 800 milhões por ano no Brasil. Além da Procter & Gamble, as
principais investidoras do setor
são Gessy Lever e Bombril-Cirio.
O segmento de limpadores cresceu 22% no ano passado e faturou
cerca de US$ 200 milhões. Este
ano, apesar do desaquecimento da
economia, a expectativa é crescer
outros 10%.
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