São Paulo, segunda, 21 de setembro de 1998

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ESTRATÉGIA
Empresa aposta em expansão do mercado e lança marca global de sabão em pó
Procter investe US$ 250 mi no setor de produtos de limpeza

CLÁUDIA PIRES
da Reportagem Local

O mercado de produtos de limpeza doméstica é o próximo alvo para a expansão dos negócios da Procter & Gamble no Brasil. A empresa projeta investir US$ 200 milhões nos próximos três anos na pesquisa e desenvolvimento de produtos voltados ao segmento.
O primeiro passo está sendo dado com o lançamento do Bold, nova versão do sabão em pó ODD.
O produto chega com a missão de abocanhar parte das vendas do Omo, líder absoluto no segmento de sabão em pó. A marca, que pertence à Gessy, tem 60% do mercado de sabão em pó no país.
De acordo com Yolanda Cerqueira Leite, diretora de assuntos corporativos da Procter no Brasil, a empresa está apostando na expansão do mercado.
Ela afirma que o brasileiro consome cerca de quatro quilos de sabão em pó por ano, contra um consumo de oito quilos no México. "O mercado de produtos de limpeza é um dos que mais crescem no país. Foram 15 lançamentos em 97 e podemos esperar outros 20 neste ano."
No caso do sabão em pó, a Procter tem 4% de participação no mercado, ficando em segundo lugar. A intenção é atingir 10% de participação nesse mercado nos próximos dois anos.
"O mais difícil é quebrar a concentração do mercado. Queremos ter no setor de limpadores o mesmo desempenho que conseguimos no setor de fraldas e absorventes."
O segmento de fraldas e absorventes foi a grande investida da Procter & Gamble desde sua entrada no mercado brasileiro, há dez anos. Somado ao de limpadores, esse segmento representa mais de 40% do faturamento da Procter no Brasil, que, no ano passado, atingiu US$ 620 milhões.

Estratégia
O sabão em pó Bold chega ao mercado com dosagem de amaciante três vezes maior que a da ODD, marca que a empresa comprou da Bombril no final de 96.
Segundo o departamento de marketing da Procter, pesquisas mostram que 78% dos consumidores de sabão em pó utilizam amaciantes.
A empresa acredita que a mudança de nome do produto não vai alterar a fixação da marca junto ao consumidor. "Percebemos que o ODD era uma marca associada aos detergentes líquidos e não ao sabão em pó", afirma Yolanda.
A mudança de nome também é parte da estratégia da empresa em colocar marcas globais no mercado. O sabão em pó Bold já é vendido na Europa e nos EUA.
A Procter & Gamble deve continuar com a política de globalização de marcas, segundo Richard Laube, diretor-geral da empresa. Laube defende a expansão da implantação de marcas internacionais no país desde fevereiro de 96, quando assumiu o cargo no Brasil. A Procter prepara o lançamento do detergente líquido Ariel.
O mercado de produtos de limpeza doméstica fatura cerca de US$ 800 milhões por ano no Brasil. Além da Procter & Gamble, as principais investidoras do setor são Gessy Lever e Bombril-Cirio.
O segmento de limpadores cresceu 22% no ano passado e faturou cerca de US$ 200 milhões. Este ano, apesar do desaquecimento da economia, a expectativa é crescer outros 10%.



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