São Paulo, sábado, 21 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PETRÓLEO
Motivo é adequar perfil
Petrobras fecha capital da BR Distribuidora

DA SUCURSAL DO RIO

A Petrobras decidiu ontem fechar o capital da BR Distribuidora e voltar a ser 100% dona da empresa. Para concretizar a ação, serão dados papéis da Petrobras aos atuais acionistas da BR, na proporção de 12 da holding para cada lote de 20 mil da subsidiária. O capital da BR foi aberto em 1993.
A decisão de fechar o capital da BR foi tomada ontem à tarde pelo Conselho de Administração da Petrobras e anunciada no final do dia. Previamente, as negociações com os papéis das duas empresas foram suspensas nas Bolsas, por meio das quais são negociados 26,4% do capital da BR.
O diretor da Área Financeira da Petrobras, Ronnie Vaz Moreira, disse que a medida tem o objetivo de adequar o perfil da Petrobras ao das suas concorrentes no mercado internacional e também baratear custos, acabando com a obrigatoriedade de a BR apresentar trimestralmente seus números ao mercado.
Segundo Moreira, quando o investidor estrangeiro compra uma ação da Shell ou da Esso, por exemplo, ele compra um papel de todo o grupo. No caso da Petrobras, o investidor tanto pode comprar ações da holding como de uma subsidiária, como a BR ou a Petroquisa.

Enfraquecimento
No entendimento da direção da Petrobras, isso contribui para enfraquecer a ação da Petrobras e não fortalece a da BR. Moreira disse que, por enquanto, não será feito o fechamento do capital da Petroquisa porque a Petrobras já controla 99% das ações da empresa e também porque ela tem pendências judiciais vindas do processo de privatização das suas controladas.
Todas as ações da BR negociadas em Bolsa são do tipo preferencial (sem direito a voto). Para efeitos da troca, o lote total foi avaliado em R$ 350 milhões. Cada lote de 20 mil ações da BR será trocado por 7,0068 ações ordinárias (com direito a voto) e 4,9932 ações da Petrobras.


Texto Anterior: Dinheiro podre: BB "limpa" o balanço e joga crédito ruim fora
Próximo Texto: Energia: Conta de luz sobe 14,7% no interior de SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.