São Paulo, quinta-feira, 21 de outubro de 2004

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SALÃO DE SÃO PAULO

Com a expectativa de vender 1,5 mi unidades em 2005, indústria apresenta as novidades

Vendas trazem novos modelos ao país

Marcelo Min/Folha Imagem
Veículo em exposição no Salão de São Paulo; vendas devem crescer e montadoras se esforçam para lançar novos modelos


JOSÉ AUGUSTO AMORIM
EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS

Os brasileiros devem comprar, em 2005, 1,55 milhão de veículos. Como ninguém quer ficar de fora desse mercado, é natural que as montadoras invistam para fazer novos modelos e ampliar a produção dos que já existem. A Renault, por exemplo, fará um aporte de 50 milhões para construir seu quinto modelo na fábrica de São José dos Pinhais (PR).
Destaque no estande da montadora no Salão de São Paulo, que abre para o público hoje, o novo Mégane Sedan começa a ser feito no segundo semestre de 2005. Serão produzidos 25 mil carros, o que ajudará a acabar com a ociosidade da planta -a capacidade é de 200 mil veículos, mas apenas 80 mil são feitos a cada ano. O Mégane inovará por trazer, por exemplo, cartão no lugar de chave.
O projeto da montadora francesa é iniciar, no Paraná, a produção do Logan, sedã que no Brasil ganhará uma família completa a partir de 2007. Na gama Mégane, não está descartada a produção da perua.
A Peugeot investiu US$ 30 milhões na linha de produção de Porto Real (RJ) para fazer a perua do 206. Inicialmente, pretende produzir 15 mil carros por ano, sendo que 4.000 serão exportados para toda a América Latina. Até hoje, só a Inglaterra montava o carro.
Em Sumaré, a Honda passará de 220 carros por dia para 300 unidades com a implantação do terceiro turno.
A Mitsubishi anunciou que fará um novo veículo em Catalão (GO) a partir do segundo semestre do ano que vem.
Apesar de já produzir em três turnos em Camaçari (BA), a Ford pretende se expandir.

Colaborou Vanessa Garcia, free-lance para a Folha


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