UOL


São Paulo, sexta-feira, 21 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMUNICAÇÕES

Só 8,2% têm acesso a tecnologias como internet, aponta estudo

Brasil é o 65º em inclusão digital

DA FOLHA ONLINE

A ONU (Organização das Nações Unidas) publicou o primeiro ranking mundial de acesso à internet e outras tecnologias da informação. De acordo com o estudo, realizado pela ITU (International Telecommunications Union), agência ligada à ONU, o Brasil é o 65º colocado entre os países com maior acesso digital.
A Suécia aparece em primeiro lugar no DAI, seguida por Dinamarca, Islândia, Coréia do Sul, Noruega e Holanda.
Pelo levantamento, que leva em conta cinco quesitos -infra-estrutura, preço, alfabetização (nível de instrução), qualidade e número de usuários-, o acesso a tecnologias da informação no Brasil é inferior ao de nações como Kuwait (60º), Costa Rica (58ª), Jamaica (57ª), Argentina (54ª), Uruguai (51º) e Chile (43º).
No Brasil, só 8,2% da população tem acesso a essas tecnologias.
O estudo aponta que a mensalidade cobrada pelos provedores de acesso à internet ainda é muito alta no país -consome 11,8% da renda média mensal do brasileiro.
Com relação à telefonia, o ranking de acesso digital (DAI, Digital Access Index) revela que 22,3% da população brasileira possui linha fixa, ante 20,1% que têm telefone celular.
O estudo considera dados de 2002. Números divulgados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) em agosto dão conta de que o Brasil possui cerca de 39,3 milhões de telefones celulares e 39,3 milhões de linhas fixas em operação. Os números representam 23% da população.


Texto Anterior: O vôo da águia: Greenspan não vê risco no déficit
Próximo Texto: Panorâmica - Teles: Anatel libera venda da Vésper para a Embratel
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.