São Paulo, sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

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Mercado Aberto

guilherme.barros@uol.com.br

Brasileiro volta a pesquisar preços, diz estudo

Em 2007, o brasileiro resgatou o hábito da pesquisa e aumentou a freqüência nos estabelecimentos de compra para comparar melhor os preços. O consumidor começou a rejeitar a alta de preços de produtos de setores como alimentação, bebidas, higiene e limpeza.
O poder aquisitivo aumentou e, com isso, houve maior desembolso por parte dos consumidores, com alta também no valor do tíquete médio, o que explica o hábito de pesquisa.
As informações são conclusão da pesquisa da Latin Panel, que acompanha semanalmente o consumo familiar -82% da população domiciliar e 91% do potencial de consumo do país.
A empresa acompanha a evolução de mais de 70 categorias nos setores de alimentos, bebidas, higiene pessoal, limpeza doméstica e telecomunicações. A pesquisa avaliou 65 dessas categorias, entre os meses de janeiro e outubro de 2007, e os comparou a 2006.
A cesta de bebidas foi uma das que mais sofreram com a seletividade do consumidor, com preços 8% maiores que os de 2006 -esse grupo teve queda no consumo de 1% no volume médio. O principal responsável pela retração foram o leite e outros produtos lácteos. A explicação é a crise do tipo longa vida, em agosto, que fez o produto custar 59% a mais que o valor de janeiro de 2007.
"E isso não tem nada a ver com o escândalo do leite contaminado, que começou em outubro", afirma Bruno Russo, executivo da Latin Panel. Em contrapartida, a pesquisa registrou alta no consumo dos sucos prontos para beber, que cresceu 13% em outubro.
Este fenômeno da substituição dos produtos acontece principalmente na classe C, que está puxando o consumo, com alta de 2% no volume comprado nos primeiros dez meses do ano, em relação a 2006.
A classe C é a que mais aposta na pesquisa da preços, com alta de 5% na freqüência aos estabelecimentos de compras e o menor tíquete médio registrado -com alta de 1%, contra 4% nas classes A, B, D e E.
O estudo mostra que o volume médio de alimentos e de produtos de limpeza consumidos cresceu -2% e 1% respectivamente- e que o de produtos de higiene caiu (2%).

OLHAR
O cineasta André Luis Monteiro de Carvalho vai lançar seu primeiro longa-metragem, com apoio da rainha Silvia, da Suécia. Com título provisório de "Infância Roubada", o trabalho tem como tema a prostituição infantil no Brasil. O filme recebe apoio da World Child Foundation, fundada pela rainha. Para a campanha de marketing, elaborada pela agência de publicidade brasileira OWL, Carvalho terá apoio da top model Angie Everhart, que não vai cobrar cachê.

VIRTUAL
A Saraiva acaba de firmar parceira com a Apple para ser distribuidora autorizada da multinacional no Brasil. Com o contrato, a rede de livrarias passa a ter o catálogo completo da marca em suas unidades e em seu portal, o www.saraiva.com.br. Nas lojas físicas, a idéia é implementar espaços voltados exclusivamente para a marca - em formato de "corners"-, e, na internet, ter um hotsite.

EM CASA
A Doria Associados realiza, em janeiro, o Family Workshop, que reunirá famílias de 200 presidentes e CEOs de empresas. Amil, Vivo, Pepsico, Nestlé, HSBC e Audi já confirmaram.

CORRESPONDENTE
A Goldfarb acaba de fechar uma parceria com a Caixa Econômica Federal para transformar a empresa em correspondente bancário para facilitar o acesso ao crédito imobiliário.

BOLSA
A Fundação Estudar prevê uma verba de R$ 1 milhão para seus investimentos em 2008. O processo seletivo se inicia em 1º de janeiro e a fundação espera um número recorde de inscritos.

TRÍCEPS
Alexandre Accioly, em sociedade com João Paulo Diniz, investirá cerca de R$ 50 milhões em uma unidade das academias A!BodyTech Academia, no Jockey, em SP, prevista para 2009.

ANTIPIRATA
Para garantir a qualidade do biodiesel que será misturado ao diesel a partir do dia 1º de janeiro do próximo ano, o combustível será distribuído com uma substância química conhecida como marcador. O objetivo do componente é permitir identificar o produtor e até mesmo a matéria-prima utilizada na fabricação do biodiesel. Com isso, podem diminuir as dificuldades da ANP (Agência Nacional do Petróleo) para identificar quem eventualmente adulterá-lo.

GUARDA-ROUPA
Patrocinador do Fashion Business pela terceira vez, o BNDES vai a abrir a carteira para o setor de confecção. Além do Cartão BNDES para setores de confecção, couro e calçados, serão oferecidos créditos para compra de máquinas e equipamentos.

SOCIAL
A CPFL Piratininga doará 4.500 geladeiras de baixo consumo de energia para comunidades de Santos, Praia Grande, São Vicente e Cubatão, na Baixada Santista.


com ISABELLE MOREIRA LIMA e JOANA CUNHA

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