São Paulo, domingo, 22 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Ligação interage com rede telefônica

DA REPORTAGEM LOCAL

Os serviços de voz sobre IP são considerados a nova fronteira tecnológica global. "Está sendo quebrado um paradigma. Antes, a telefonia era baseada em tempo e distância. Com o VoIP, a distância não existe e o tempo é relativo", diz Daniel Duarte, diretor de tecnologia da Tellfree. Agora, não interessa a origem de uma chamada, mas seu destino.
Basicamente, a tecnologia VoIP consiste em fazer trafegar uma ligação telefônica pela internet interagindo com a rede telefônica nacional e internacional. A chamada se origina na discagem de um telefone, que pode estar conectado a um computador ou direto ao cabo da internet por meio de um adaptador, o ATA (Adaptador de Telefones Analógicos).
A ligação trafega pela internet a um custo mais baixo que pela rede de telefonia e só entra na rede telefônica no seu lugar de destino. Aí, ela se transforma em uma ligação local. Para entrar na rede telefônica, as operadoras VoIP compram pacotes de tarifas das companhias de telefonia fixa com grandes descontos e os repassam aos seus clientes.
Para ser usuário do serviço, é preciso preencher alguns requisitos básicos: ter um computador, ser assinante de algum provedor de internet por banda larga (que oferece maior velocidade de conexão com a rede mundial) e ser cliente de um provedor VoIP. No site www.voipcenter.com.br, estão 72 provedores VoIP com seus endereços eletrônicos. (SB)


Texto Anterior: Aparelho global: Americano traz linha para o Brasil
Próximo Texto: Opinião econômica - Rubens Ricupero: Uma história esquecida
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.