São Paulo, quarta-feira, 22 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MERCADO E ELEIÇÕES

Para Marcelo Mesquita, do UBS, vitória do oposicionista daria maior fôlego ao Ibovespa do que Lula

Bolsa sobe 19% com Alckmin, diz banco

DA BLOOMBERG

O Ibovespa, índice referencial de ações do Brasil se beneficiará com uma vitória do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, nas eleições presidenciais deste ano, disse Marcelo Mesquita, estrategista do setor de participações acionárias do UBS AG.
Mesquita prevê que o índice terá uma alta de 19%, totalizando 45 mil pontos, caso Alckmin vença em outubro. Se Luiz Inácio Lula da Silva conseguir se reeleger, o índice sofrerá uma queda de 7,8%, indo a 35 mil pontos.
"A percepção do mercado é de que seria mais fácil para Alckmin formar uma coalizão no Congresso e de que ele teria mais determinação e um entendimento mais claro a respeito da necessidade da realização de reformas", disse Mesquita, estrategista do setor de ações da divisão brasileira do UBS. "Se Alckmin subir nas pesquisas, o mercado acionário pode ficar mais entusiasmado."
O Ibovespa, que reúne as ações mais negociadas da Bolsa, subiu 1,76% de 14 de março, quando Alckmin, 53, foi indicado pelo PSDB, a anteontem. Ontem, o Ibovespa caiu 2,11%, fechando o dia em 37.398 pontos. A previsão de Mesquita para o índice até o final deste ano é que alcance 39 mil pontos, com base na hipótese de que cada candidato tem uma probabilidade de 50% de vencer.
Alckmin estará numa posição melhor para pressionar o Congresso pela adoção de mudanças nas políticas fiscal e previdenciária, que atrairiam mais investimentos de empresas privadas para o país, disse Mesquita.
O ponto de vista de Mesquita contrasta com o de Pedro Paulo Silveira, que auxilia na administração de R$ 100 milhões na Globalinvest Asset Management, de São Paulo. A Bovespa encerrará o ano em aproximadamente 44 mil ou 45 mil pontos, independentemente de o vitorioso ser Alckmin ou Lula, disse Silveira. "As políticas econômicas de um e de outro provavelmente não serão diferentes das que temos observado nós últimos anos", disse ele.
O Índice Bovespa mais do que triplicou desde que Lula assumiu a Presidência, em janeiro de 2003. O real se valorizou 27% em relação ao dólar nos últimos 12 meses, no melhor desempenho entre 61 divisas mundiais monitoradas pela Bloomberg. Os dois candidatos manteriam as contas externas equilibradas, endureceriam as políticas fiscais e manteriam a inflação sob controle, disse Silveira.


Texto Anterior: Comércio 2: Mercosul faz nova proposta a europeus
Próximo Texto: Comunicações: Em anúncio, emissoras pedem TV digital japonesa com urgência
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.