São Paulo, quinta-feira, 22 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comissão de Trabalho vai chamar usineiros para audiência pública

CLAUDIA ROLLI
DA REPORTAGEM LOCAL

A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados vai convocar os representantes das maiores usinas do país e o presidente da Unica (União da Indústria da Cana-de-Açúcar), Eduardo Carvalho, para participar de uma audiência pública para explicar aos parlamentares a situação de "exploração" de trabalhadores da lavoura da cana-de-açúcar.
Procurada pela Folha, a Unica informou que só vai se pronunciar após receber uma comunicação oficial sobre o assunto, o que ainda não havia ocorrido até ontem.
A comissão deve enviar as convocações a partir da próxima semana aos usineiros e a sindicalistas da Força Sindical e CUT. A audiência foi pedida pelo presidente da Força, Paulo Pereira da Silva.
"A imagem do Brasil está sendo manchada por causa das condições de trabalho, semelhantes à escravidão, a que os trabalhadores da lavoura estão sendo submetidos. O Brasil pode perder a chance de se tornar líder no mercado de biodiesel, porque trata os trabalhadores de forma degradante", disse.
O deputado Vicente Paulo da Silva (PT-SP), que integra a comissão, disse que questionará os participantes sobre "a gravidade" do problema. "As usinas usam até satélites para prever erosões e evitar perdas no plantio. Mas, na hora de colher a cana, retrocedem à escravidão." Vicentinho é autor de dois projetos para os trabalhadores: um prevê que os empregadores forneçam alimentação aos bóias-frias e outro prevê que tenham aposentaria especial por periculosidade.


Texto Anterior: Outro lado: Grupo afirma fornecer os equipamentos
Próximo Texto: Desmatamento leva licença a ser suspensa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.