UOL


São Paulo, terça-feira, 22 de abril de 2003

Texto Anterior | Índice

PASTAGEM

Vegetal deve ser usado junto com pasto nativo

Amendoim forrageiro serve de alternativa para alimentar gado

ALESSANDRA MILANEZ
DA REPORTAGEM LOCAL

Os pecuaristas têm à sua disposição uma maneira alternativa para alimentar o gado: o cultivar Belmonte, uma espécie de amendoim forrageiro.
A principal vantagem apresentada pela espécie é o alto teor de proteína. "Leguminosas consideradas de maior qualidade, como a alfafa, geralmente têm entre 20% e 22% de proteína. O amendoim forrageiro tem entre 19% a 21%. Como o gado pasteja mais as pontas das folhas, ele pode chegar a ter até 25% de proteína. É uma forragem de excelente qualidade", diz Judson Valentim, da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).
O amendoim forrageiro deve ser usado em consórcio com a pastagem nativa. Ou seja, o pecuarista planta o amendoim em meio à pastagem nativa para aumentar a produção de leite ou diminuir o tempo para o abate. "No caso do gado de leite, aumenta a produção de leite. No caso do gado de corte, os pecuaristas -usando o amendoim junto com outras tecnologias- estão conseguindo criar até três cabeças de gado por hectare e estão conseguindo produzir um novilho com 17 arrobas em torno de 22 a 24 meses. No passado, criava-se de 1 a 1,5 cabeça por hectare e demorava em média 36 meses para engordar um boi", diz Valentim.
A espécie recomendada para a pastagem não é a mesma usada para o consumo humano. O amendoim que consumimos é plantado com sementes e tem colheita anual, enquanto o plantio do Belmonte é feito com mudas e é perene. Para começar a usar o amendoim na pastagem, coloca-se o gado no pasto, para baixar a pastagem, e, na época da chuva, planta mudas do amendoim. É preciso deixar o pasto sem gado por cerca de um mês.
Segundo ele, existem relatórios do Ministério da Agricultura mencionando o uso do amendoim forrageiro desde 1950. "Naquela época quase não havia pastagem cultivada no Brasil, grande parte era pastagem nativa. Nessas pastagens nativas, o amendoim era um importante componente para que o gado tivesse boa alimentação." Ele conta que foi feito um estudo com quase 500 acessos de amendoim nativo em várias regiões do país. Disso, foram selecionados alguns materiais e os técnicos começaram a recomendar a cultivar Belmonte.


Texto Anterior: Negócios: Agrishow deverá focar o pequeno produtor e o agricultor familiar
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.