São Paulo, terça-feira, 22 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ações de instituições financeiras afetam Bolsas na Europa e nos EUA

DA REPORTAGEM LOCAL

Os mercados acionários iniciaram a semana em terreno negativo, em resposta a resultados corporativos decepcionantes. O destaque ficou por conta da queda de 77% no lucro do Bank of America no primeiro trimestre. Em Wall Street, a Bolsa de Valores de Nova York perdeu 0,19%.
Na Europa, a Bolsa de Paris encerrou em baixa de 1,03%, seguida por Frankfurt (-0,83%) e Londres (-0,06%). No Brasil, não houve pregão na Bolsa de Valores, em razão do feriado de Tiradentes.
As ações do setor bancário caíram pelo mundo, com os investidores preocupados com os futuros desempenhos do segmento. A crise no setor de crédito habitacional, que se aprofundou no ano passado, tem demonstrado seu alcance nos decepcionantes balanços que as maiores instituições bancárias do mundo têm divulgado.
Nos Estados Unidos, as ações do Bank of America terminaram com depreciação de 2,83%. O JPMorgan Chase viu seus papéis recuarem 1,16%, e os do Citigroup, que na semana passada havia divulgado um prejuízo de US$ 5,1 bilhões no primeiro trimestre, perderam 0,32%.
Em Londres, o movimento foi parecido. As ações do Royal Bank of Scotland caíram 2,99%; as do Lloyds TSB recuaram 2,37%; e as do HSBC tiveram desvalorização de 0,88%.
"O mercado teve uma nova mostra da debilidade do setor financeiro. Mas, de um modo geral, os pregões não foram muito ruins", afirma Mace Blicksilver, analista de Marblehead Asset Management.
"No começo dos negócios, o mercado ficou um pouco perdido com o resultado do Bank of America. Mas a Nasdaq se recuperou logo", diz o analista Peter Cardillo, da Avalon Partners.
A Bolsa eletrônica Nasdaq fechou no azul, com alta de 0,21%. Várias de suas principais ações registraram ganhos, como Apple (4,42% de alta), Cisco Systems (1,55%) e Microsoft (1,40%).


Com agências internacionais


Texto Anterior: BC inglês socorre bancos com US$ 100 bi
Próximo Texto: Lucro do Bank of America tem queda de 77%
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.