São Paulo, quarta-feira, 22 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comissária da UE deve pedir ajuda menor a açúcar

DA REDAÇÃO

A comissária de Agricultura da União Européia, Marianne Fischer-Boel, deve propor hoje uma redução importante no mecanismo de apoio aos produtores de açúcar. Fischer-Boel deve recomendar uma redução de 39% no preço do açúcar garantido pela UE, que é de 632 (cerca de R$ 1.830) por tonelada, o triplo do preço do produto no mercado internacional.
A proposta deve ser examinada com atenção também por países fora do bloco, já que a UE terá que reduzir seus subsídios no setor após vitória de Brasil, Austrália e Tailândia na OMC (Organização Mundial do Comércio), em caso que questionava o mecanismo.
Países europeus com produção menos eficiente de açúcar, como Portugal, Itália, Grécia e Irlanda, deverão ser contrários à proposta. Já o primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, vem pedindo que a UE diminua os gastos com subsídios agrícolas.


Texto Anterior: Agricultura: Ricos gastam 30% da receita em subsídio
Próximo Texto: Panorâmica - Impostos: Gasto público eficiente deve vir antes de reforma tributária, afirma Everardo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.