São Paulo, quinta-feira, 22 de julho de 2004

Texto Anterior | Índice

CONSUMIDOR FIEL

Comemoração amplia movimento de empresas de Aparecida (SP)

Produção de imagens e de velas cresce com "centenário" de santa

FÁBIO AMATO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

As comemorações do centenário da coroação de Nossa Senhora Aparecida acontecem apenas em setembro. Mas, para os fabricantes de velas e imagens em Aparecida (a 167 km de São Paulo), no Vale do Paraíba, a festa já começou. A produção de imagens da santa e de velas registrou um salto nos últimos dois meses na cidade. O aquecimento, dizem os produtores, está relacionado com a aproximação da festividade, que será promovida pelo Santuário Nacional, no dia 8 de setembro.
Especializada na fabricação de imagens de Nossa Senhora, a JB Fábrica de Imagens acumula aumento de pelo menos 25% na produção desde o mês passado, conta o proprietário da empresa, José Benedito da Silva, 44.
Segundo ele, desde junho a produção na fábrica aumentou de 4.000 para cerca de 5.000 peças semanais. Para atender aos pedidos, Silva já contratou dois novos funcionários temporários. A empresa agora conta com 16 trabalhadores. E a expectativa é de admitir ainda mais. "Os pedidos têm aumentado muito devido à chegada do centenário e também por causa da aproximação do dia da padroeira [12 de outubro]", disse.
Segundo ele, para fabricar os 16 modelos de imagem, a empresa consome cerca de nove toneladas de gesso por mês.
O aquecimento também é verificado no ramo de velas. De acordo com Roberto Reis de Castro, 67, proprietário da centenária Velas Padroeira, a chegada das férias escolares e, como conseqüência, o maior movimento de turistas visitando a basílica foram responsáveis por um salto de 10 mil para 13 mil no número de velas produzidas diariamente. Dizendo-se otimista, Castro acredita que as vendas devam dobrar até outubro e chegar à casa das 20 mil unidades fabricadas por dia.
"De fato, agora o comércio está começando a repor os estoques de vela, por conta da expectativa de grandes vendas durante a comemoração do centenário da coroação da santa", disse. Segundo Castro, 60% da produção da fábrica é consumida em Aparecida.

Centenário
O Santuário Nacional de Aparecida espera receber cerca de 150 mil pessoas no dia 8 de setembro, quando completam-se cem anos da coroação de Nossa Senhora Aparecida. O ato simbólico da coroação ocorreu em 1904 e foi autorizado pelo Vaticano. A coroa que ornamenta a imagem foi doada pela princesa Isabel em 1894, como pagamento por uma graça recebida.


Texto Anterior: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.