São Paulo, terça-feira, 22 de julho de 2008

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Telefônica abre serviço sobre pane na internet

DO "AGORA"

A Telefônica divulgou ontem os locais de atendimento para que os consumidores prejudicados indiretamente (como perda de dia de trabalho ou prazo para pagar uma conta) com a falha do funcionamento do Speedy, serviço de internet da Telefônica, no início deste mês, possam pedir o ressarcimento pelos danos provocados.
Os consumidores podem pedir ressarcimento por solicitação escrita que deve ser entregue nas lojas da Telefônica e em postos da empresa nos Poupatempos de São Paulo, por meio de carta postal ou fax.
A reclamação também pode ser feita pelo telefone da Telefônica 10315, que funciona durante 24 horas.
É preciso comprovar com documentos os prejuízos causados pela pane e informar na solicitação à empresa qual o ressarcimento desejado.
A Telefônica tem até 15 dias para responder ao consumidor, contados a partir da data do protocolo de atendimento. Se o prazo não for cumprido, o consumidor poderá procurar o Procon-SP no telefone 151.
Para mais informações, o cliente pode acessar a página da companhia na internet (www.telefonica.com.br).

O problema
Nos últimos dias 2 e 3, vários clientes do Speedy, da Telefônica, no Estado de São Paulo ficaram sem internet. No total, são 2,4 milhões de assinantes.
Na ocasião, órgãos públicos, como Poupatempos, deixaram de funcionar, e consumidores que não são clientes do Speedy também foram prejudicados. Segundo a Telefônica, o problema ocorreu em um roteador -aparelho que faz a conexão entre provedores e a Telefônica- em Sorocaba (99 km de São Paulo).
Na semana passada, a Telefônica fez uma acordo com os órgãos de defesa do consumidor sobre como seria o ressarcimentos dos consumidores.
A empresa concordou com que os assinantes do Speedy tenham um desconto automático de cinco dias na próxima fatura, que pode ser em agosto ou setembro, de acordo com a data de vencimento.
O acordo também previa que novos canais de atendimento estariam disponíveis para receber as queixas que deverão ser respondidas em até 15 dias.
(CAROLINA RANGEL)


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