São Paulo, Quinta-feira, 22 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MONTADORA

GM fará recall de 3,5 milhões de veículos nos Estados Unidos

das agências internacionais

A General Motors vai realizar o "recall" de 3,5 milhões de veículos nos EUA para consertar uma falha nos sistemas de freios ABS (antitravamento) de carros utilitários, vans e picapes da marca.
A montadora resolveu realizar o recolhimento após fechar um acordo com o governo norte-americano, que investigava as responsabilidades da empresa pelos defeitos. Em troca do "recall", o governo irá encerrar as investigações, que duraram cinco anos e se baseavam em 11 mil reclamações de usuários dos carros da GM.
Os veículos convocados incluem o Chevrolet Blazer e o Chevrolet S-10 fabricados entre os anos de 91 e 97.
O "recall" não vai atingir os carros no Brasil.
O recolhimento da GM é um dos maiores realizados nos últimos anos. O último grande "recall" foi o da montadora alemã BMW, que convocou, em outubro do ano passado, proprietários de 2,4 milhões de carros da marca em todo o mundo para consertar um defeito no radiador.
O freio ABS (anti-block brake system ou sistema antitravamento de rodas) reduz o espaço de frenagem e possibilita controle maior sobre o carro em freadas bruscas.
No entanto, a falha no sistema dos carros da GM fazia o veículo "rodar" após as frenagens.
O anúncio de recolhimento dos carros acontece duas semanas após a GM ter sido condenada, por um júri da Califórnia, a pagar indenização de US$ 4,9 bilhões a seis vítimas de um acidente.
O acidente foi provocado por uma falha no tanque de gasolina de um Chevrolet Malibu modelo 79. As vítimas alegaram que a montadora tinha conhecimento do defeito nos modelos, mas preferiu arcar com eventuais processos judiciais a realizar o "recall".


Texto Anterior: Fusão: Voith e Siemens anunciam parceria
Próximo Texto: Conjuntura: Economia dos EUA sinaliza desaceleração
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.