UOL


São Paulo, sexta-feira, 22 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

ANO DO DRAGÃO

Depois de deflação, preços medidos pelo IPCA-15 sobem e mostram inflação
A inflação de agosto medida pelo IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15) foi de 0,27%, o que significa uma aceleração dos preços de 0,45 ponto percentual em relação à deflação (queda de preços) de 0,18% verificada em julho.
A alta do IPCA-15 deste mês foi influenciada, principalmente, pelos aumentos das contas de telefone fixo e de energia elétrica e pelo reajuste de salários dos empregados domésticos.
Os preços dos alimentos continuaram em deflação, embora em ritmo menor do que no mês anterior. A queda em agosto foi de 0,32% (1,02% em julho).
O IPCA, a inflação oficial do país, e o IPCA-15 têm a mesma metodologia. A diferença é o período de coleta de dados. Para o IPCA, a coleta é do começo ao final do mês. Para o IPCA-15, o período básico é do dia 16 do mês anterior a 15 do mês de referência. Para o índice de agosto, a coleta foi de 15 de julho a 12 de agosto. (DA SUCURSAL DO RIO)


Texto Anterior: Mídia: Tanure assume comercial da "GM"
Próximo Texto: Memória: Corpo de Alcantara Machado é velado em SP
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.