São Paulo, terça-feira, 22 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AVIAÇÃO

Alitalia pode se fundir com Air France-KLM se estancar prejuízo

DA BLOOMBERG

A Alitalia, maior companhia aérea da Itália, pode se fundir com a Air France-KLM, assim que a empresa estancar seus prejuízos, disse ontem em entrevista o subsecretário dos Transportes da Itália, Raffaele Gentile.
"Acho que já no outono [de setembro a dezembro no hemisfério Norte] teremos de enfrentar o problema de reestruturação da Alitalia", disse Gentile. "Assim que essa questão for resolvida, a outra entrará em pauta", acrescentou, referindo-se à possível compra da Alitalia pela Air France-KLM.
O jornal francês "Le Parisien" noticiou na semana passada que o governo francês estaria disposto a convencer a Air France a assumir o controle da Alitalia se a Enel, maior geradora de energia elétrica italiana, desistir de apresentar oferta de aquisição pela francesa Suez.
A Alitalia teve prejuízo antes dos impostos no primeiro trimestre deste ano, sem contar despesas extraordinárias, de 157 milhões, ante 141 milhões no mesmo período de 2005.
O principal executivo da Air France-KLM, Jean-Cyril Spinetta, disse em julho que considerava que a fusão com a Alitalia "fazia sentido". A Alitalia deveria ter feito parte da fusão entre a Air France e a KLM, concretizada em 2004. A empresa italiana foi alijada do plano devido aos prejuízos e à intranqüilidade entre os funcionários.


Texto Anterior: Varejo: Endividamento sobe em agosto em São Paulo
Próximo Texto: Comércio: Vázquez falará com Lula sobre acordo com EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.