São Paulo, terça-feira, 22 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

[!] foco

AOL demite diretora e dois funcionários após "vazar" informações sobre buscas

DA REDAÇÃO

A diretora de tecnologia da America Online saiu da empresa e dois outros funcionários foram demitidos após a companhia divulgar informações sobre as buscas feitas durante três meses por mais de 650 mil de seus assinantes.
A AOL disponibilizou as palavras buscadas pelos usuários e os sites em que eles clicaram após a busca. Os usuários foram identificados por números. A intenção era que os dados fossem usados por pesquisadores.
Logo depois, a empresa retirou as informações da web, mas os dados já haviam sido copiados e continuaram a ser distribuídos pela internet.
O fato levou a reclamações sobre privacidade, já que era possível identificar alguns usuários por meio das palavras buscadas por eles. Por exemplo, muitos usuários buscam seu próprio nome ou o de familiares, seu número de seguridade social e informações sobre sua cidade.
O jornal norte-americano "New York Times" identificou a usuária de número 4417749 como Thelma Arnold, 62, de Lilburn, no Estado da Geórgia.
A diretora de tecnologia da AOL, Maureen Govern, será substituída imediatamente por John McKinley, que comanda a área de serviços digitais, segundo comunicado enviado ontem a funcionários pelo presidente da empresa, Jonathan Miller.
A AOL pediu desculpas após o incidente, dizendo que um pesquisador da empresa cometeu um erro e não obteve as autorizações necessárias antes de publicar os dados. Apesar de a intenção ser a de que os dados fossem usados por pesquisadores, eles foram colocados em um site acessível a qualquer pessoa.
O funcionário que publicou os dados e seu superior imediato foram demitidos. Não se sabe se Govern saiu da empresa voluntariamente ou se foi demitida.
Em outro comunicado, Miller havia dito que "esse incidente aconteceu porque alguns funcionários não exercitaram bom julgamento nem aprovaram sua proposta com o grupo de privacidade. Estamos tomando medidas apropriadas com relação aos funcionários responsáveis".


Com agências internacionais


Texto Anterior: Proposta por Anglo é vista com ceticismo
Próximo Texto: Banda larga eleva tempo gasto por brasileiros na web
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.