São Paulo, terça-feira, 22 de agosto de 2006

Texto Anterior | Índice

Com estoque menor, café tem maior alta desde 2000

Estoques do produto caíram 51% neste ano, segundo a Bolsa Euronext.liffe; cotação teve aumento de 52% nos últimos 12 meses

DA BLOOMBERG

O preço do café do tipo robusta subiu e alcançou sua maior cotação desde janeiro de 2000, em Londres, após os investidores terem especulado que ocorreria queda na produção do Vietnã, o maior produtor da variedade, e que a diminuição dos estoques manteria a oferta sob pressão.
Neste ano, a produção mundial de café recuou 6,6%, para 106,3 milhões de sacas, informou na semana passada a Organização Internacional do Café (OIC). Os estoques caíram 51% neste ano, segundo a Bolsa Euronext.liffe.
Há um "aperto" no mercado, disse Ralph Hawes, chefe da mesa de café da corretora Sucden Ltd., de Londres. "Isso está ocorrendo devido aos fundos e ao persistente interesse dos especuladores, que estão gerando a alta dos preços."
O café do tipo robusta para entrega em novembro subiu US$ 69, ou 4,7%, para fechar a US$ 1.535 por tonelada na Bolsa londrina Euronext.liffe. O preço do café subiu 52% nos últimos 12 meses, levando alguns produtores da Ásia a adiar a venda de sua produção devido à previsão de alta dos preços, informou a Sucden.
"Se uma alta adicional dos preços for vislumbrada no horizonte, os agricultores adiarão a venda de sua produção por algumas semanas", disse Roland Vaessen, secretário-geral da Federação Européia do Café de Amsterdã, na Holanda.
No dia 14 deste mês, os estoques da Euronext.liffe eram de 19.428 lotes de cinco toneladas, o equivalente a 1,6 milhão de sacas de 60 quilos, segundo o relatório da Bolsa londrina. Esse volume corresponde a cerca de 1,4% do consumo mundial previsto para 2006.


Texto Anterior: Outro lado: Empresas dizem que vão esperar notificação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.