|
Próximo Texto | Índice
Mercado aberto
Guilherme Barros @ - guilherme.barros@uol.com.br
Sondagem vê otimismo na construção
Apesar do baixo crescimento
da economia, o setor da construção civil esbanja otimismo.
Segundo a Sondagem da Construção realizada em agosto,
portanto antes da crise do dossiê, empresários da construção
civil de todo o país apontam
crescimento no desempenho
de suas empresas e acreditam
em expansão para o próximo
trimestre. O resultado foi o melhor dos últimos sete anos.
Foram ouvidos pela pesquisa, realizada pelo SindusCon-SP em parceria com a FGV Projetos, 311 empresas do setor em
todo o país, sendo a maioria da
região Sudeste.
De acordo com a sondagem,
em escala de zero a 100 -sendo
a perspectiva otimista medida a
partir de 50-, as empresas brasileiras subiram a nota do desempenho de 41,7, em maio, para 46,4, em agosto, o que representa uma alta de 11% em relação à sondagem anterior e de
21% sobre a de agosto de 2005.
Na mesma escala, a perspectiva de desempenho para o próximo trimestre subiu de 48,8
para 52 (veja quadro abaixo). O
desempenho é medido pelo volume de negócios, pelo faturamento e pela rentabilidade das
empresas.
O empresário João Cláudio
Robusti, presidente do SindusCon, acha que a atual onda de
escândalos envolvendo o governo federal não deve ter alterado o cenário observado na
sondagem, e nem a crise, a seu
ver, é o problema mais grave.
"Pior é a política econômica,
que trava o crescimento", afirma. "O que a crise afeta é a credibilidade do governo, mas a
construção manteve crescimento, por exemplo, mesmo
com a queda do [ex-ministro da
Fazenda Antonio] Palocci."
Robusti diz que o setor acredita na manutenção do ritmo
de crescimento dos negócios da
construção, "ainda que pífio".
De acordo com ele, a perspectiva do setor é de um crescimento de 5% neste ano.
NEGÓCIO DE GENTE GRANDE
A Lilica Ripilica, marca infantil do grupo Marisol, estréia,
na próxima quarta, sua vitrine em Milão. O investimento para a inauguração da loja foi de cerca de US$ 5 milhões. Com
110 lojas no Brasil e outras em países como Portugal, Líbano, Colômbia e Peru, a marca está em busca de visibilidade
no comércio de moda mundial. "As exportações representam cerca de 8% dos nossos negócios. Com a introdução em
um mercado que é referência para a moda mundial, pretendemos chegar a números mais expressivos em volume exportado", afirma Giuliano Donini, diretor da empresa.
POLÍTICA ASTRAL
"Astral antes de eclipse
solar remexe na política nacional." Assim a astróloga
Barbara Abramo abriu ontem sua coluna de astrologia, na Folha. Ela explica
que o eclipse, que irá ocorrer hoje, é sinal de crise nos
altos escalões do governo.
Por incrível que pareça, o
Brasil é Virgem em assuntos
políticos, segundo a astróloga, e, por isso, os eclipses
-dois, neste mês- influenciam o governo. A crise, no
entanto, não será suficiente
para derrubar Lula. "Precisaria de outros sinais astrológicos", diz ela, que também alerta para crises graves em março do ano que
vem.
SHOPPING NO BALNEÁRIO
Em setembro de 2007, a cidade de Balneário Camboriú
(SC) ganhará seu primeiro shopping. Com investimentos
de R$ 100 milhões, o grupo catarinense Almeida Junior
acaba de lançar o projeto, com quatro âncoras confirmadas -Renner, Americanas, Marisas e GNC Cinemas.
"Nosso foco é buscar alternativas de investimento fora
dos grandes centros, mas em locais de grande potencial
de consumo", diz Jaimes Almeira Jr, presidente do grupo.
DOAÇÃO MUNDIAL
A AIG lança hoje um programa global de inovações
em microfinanciamentos
junto com a Accion, ONG especializada em acesso ao sistema financeiro para a população carente. O anúncio
da doação de US$ 5,25 milhões será feito durante o
encontro da Clinton Global
Iniciative, em Nova York. O
dinheiro será investido para
melhorar a qualidade, o impacto e o alcance do microfinanciamento no mundo todo, inclusive no Brasil.
ÁGUA
A primeira edição do Fórum Brasileiro da Água será
realizada em São Paulo, no
dia 5 de outubro. Organizado pelo CEBDS (Conselho
Empresarial Brasileiro de
Desenvolvimento Sustentável), o evento reunirá especialistas do setor, entre dirigentes da ANA (Agência Nacional de Água), da Fundação Avina e da WWF. O objetivo é promover um debate
sobre as principais questões
que envolvem o tema água.
CARRO NOVO
A partir de hoje, a Hertz
Rent a Car passa a disponibilizar em suas lojas de São
Paulo e do Rio o novo Polo,
da Volkswagen. A ação ocorre simultaneamente com as
concessionárias da montadora. A estratégia serve para
aumentar o número de locações, pois permite que os
clientes façam um test-drive
mais completo dos veículos.
PETISCO DE OURO
A Bohemia realiza em outubro a terceira edição de
seu concurso Boteco Bohemia. Na última edição, no
ano passado, os bares concorrentes tiveram, em média, um aumento de 50% nas
vendas.
PIZZA NA PÁGINA
A Pizza Hut da Grande
São Paulo lança, esta semana, um cardápio em formato
de revista, que substitui o
convencional. O investimento foi de R$ 200 mil. A
empresa teve faturamento
de R$ 34 milhões em 2005.
Próximo Texto: Agronegócio e indústria vêem PIB fraco Índice
|