São Paulo, sexta-feira, 22 de setembro de 2006

Próximo Texto | Índice

Mercado aberto

Guilherme Barros @ - guilherme.barros@uol.com.br

Sondagem vê otimismo na construção

Apesar do baixo crescimento da economia, o setor da construção civil esbanja otimismo. Segundo a Sondagem da Construção realizada em agosto, portanto antes da crise do dossiê, empresários da construção civil de todo o país apontam crescimento no desempenho de suas empresas e acreditam em expansão para o próximo trimestre. O resultado foi o melhor dos últimos sete anos.
Foram ouvidos pela pesquisa, realizada pelo SindusCon-SP em parceria com a FGV Projetos, 311 empresas do setor em todo o país, sendo a maioria da região Sudeste.
De acordo com a sondagem, em escala de zero a 100 -sendo a perspectiva otimista medida a partir de 50-, as empresas brasileiras subiram a nota do desempenho de 41,7, em maio, para 46,4, em agosto, o que representa uma alta de 11% em relação à sondagem anterior e de 21% sobre a de agosto de 2005.
Na mesma escala, a perspectiva de desempenho para o próximo trimestre subiu de 48,8 para 52 (veja quadro abaixo). O desempenho é medido pelo volume de negócios, pelo faturamento e pela rentabilidade das empresas.
O empresário João Cláudio Robusti, presidente do SindusCon, acha que a atual onda de escândalos envolvendo o governo federal não deve ter alterado o cenário observado na sondagem, e nem a crise, a seu ver, é o problema mais grave. "Pior é a política econômica, que trava o crescimento", afirma. "O que a crise afeta é a credibilidade do governo, mas a construção manteve crescimento, por exemplo, mesmo com a queda do [ex-ministro da Fazenda Antonio] Palocci."
Robusti diz que o setor acredita na manutenção do ritmo de crescimento dos negócios da construção, "ainda que pífio". De acordo com ele, a perspectiva do setor é de um crescimento de 5% neste ano.

NEGÓCIO DE GENTE GRANDE
A Lilica Ripilica, marca infantil do grupo Marisol, estréia, na próxima quarta, sua vitrine em Milão. O investimento para a inauguração da loja foi de cerca de US$ 5 milhões. Com 110 lojas no Brasil e outras em países como Portugal, Líbano, Colômbia e Peru, a marca está em busca de visibilidade no comércio de moda mundial. "As exportações representam cerca de 8% dos nossos negócios. Com a introdução em um mercado que é referência para a moda mundial, pretendemos chegar a números mais expressivos em volume exportado", afirma Giuliano Donini, diretor da empresa.

POLÍTICA ASTRAL
"Astral antes de eclipse solar remexe na política nacional." Assim a astróloga Barbara Abramo abriu ontem sua coluna de astrologia, na Folha. Ela explica que o eclipse, que irá ocorrer hoje, é sinal de crise nos altos escalões do governo. Por incrível que pareça, o Brasil é Virgem em assuntos políticos, segundo a astróloga, e, por isso, os eclipses -dois, neste mês- influenciam o governo. A crise, no entanto, não será suficiente para derrubar Lula. "Precisaria de outros sinais astrológicos", diz ela, que também alerta para crises graves em março do ano que vem.

SHOPPING NO BALNEÁRIO
Em setembro de 2007, a cidade de Balneário Camboriú (SC) ganhará seu primeiro shopping. Com investimentos de R$ 100 milhões, o grupo catarinense Almeida Junior acaba de lançar o projeto, com quatro âncoras confirmadas -Renner, Americanas, Marisas e GNC Cinemas.
"Nosso foco é buscar alternativas de investimento fora dos grandes centros, mas em locais de grande potencial de consumo", diz Jaimes Almeira Jr, presidente do grupo.

DOAÇÃO MUNDIAL
A AIG lança hoje um programa global de inovações em microfinanciamentos junto com a Accion, ONG especializada em acesso ao sistema financeiro para a população carente. O anúncio da doação de US$ 5,25 milhões será feito durante o encontro da Clinton Global Iniciative, em Nova York. O dinheiro será investido para melhorar a qualidade, o impacto e o alcance do microfinanciamento no mundo todo, inclusive no Brasil.

ÁGUA
A primeira edição do Fórum Brasileiro da Água será realizada em São Paulo, no dia 5 de outubro. Organizado pelo CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável), o evento reunirá especialistas do setor, entre dirigentes da ANA (Agência Nacional de Água), da Fundação Avina e da WWF. O objetivo é promover um debate sobre as principais questões que envolvem o tema água.

CARRO NOVO
A partir de hoje, a Hertz Rent a Car passa a disponibilizar em suas lojas de São Paulo e do Rio o novo Polo, da Volkswagen. A ação ocorre simultaneamente com as concessionárias da montadora. A estratégia serve para aumentar o número de locações, pois permite que os clientes façam um test-drive mais completo dos veículos.

PETISCO DE OURO
A Bohemia realiza em outubro a terceira edição de seu concurso Boteco Bohemia. Na última edição, no ano passado, os bares concorrentes tiveram, em média, um aumento de 50% nas vendas.

PIZZA NA PÁGINA
A Pizza Hut da Grande São Paulo lança, esta semana, um cardápio em formato de revista, que substitui o convencional. O investimento foi de R$ 200 mil. A empresa teve faturamento de R$ 34 milhões em 2005.


Próximo Texto: Agronegócio e indústria vêem PIB fraco
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.