São Paulo, domingo, 22 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Interior de SP equivale à oferta de todo o Sul

DA REPORTAGEM LOCAL

O Estado de São Paulo, que sozinho representa 44,6% da massa salarial das empresas de serviços no Brasil, é a unidade da Federação onde há maior desconcentração no setor.
Tirando a região metropolitana de São Paulo, que sozinha é 34,7% dos salários do setor no país, o restante do Estado representa cerca de 11% da massa de salários das empresas de serviços do país. O interior de São Paulo, dessa forma, equivale à oferta de serviços de toda a região Sul ou do Nordeste e representa dez vezes a oferta da região Norte do país.
"Há empresas industriais muito fortes no interior paulista. Possivelmente esse é um dos fatores que atraem segmentos de serviços, inclusive de maior intensidade tecnológica", diz João Alberto De Negri, do Ipea. "Se olharmos no mapa dos serviços a região das rodovias Anhangüera e Dutra, notamos uma concentração muito grande, que vai para o interior."
O economista Fernando Sarti, da Unicamp, avalia que essa desconcentração maior no Estado de São Paulo é reflexo dos investimentos feitos pela indústria no interior.

Metodologia
O estudo sobre a concentração no setor de serviços foi feito pelo Ipea a partir principalmente do cruzamento de dados da Rais (Relação Anual de Informações Sociais), que é um censo do mercado de empregos formais feito pelo Ministério do Trabalho, e da PAS (Pesquisa Anual de Serviços) de 2000.
Foram utilizados apenas os dados de empresas de mais de 20 empregados e foram excluídas as com receita anual inferior a R$ 1.000. (MP)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Ilegais ditam preço do álcool, diz Shell
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.