São Paulo, sábado, 22 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENERGIA

Angra 3 deve começar a ser construída em setembro

SERGIO TORRES
ENVIADO ESPECIAL A ANGRA DOS REIS (RJ)

A Eletronuclear anunciou ontem, durante visita do ministro da Defesa, Nelson Jobim, à usina nuclear de Angra dos Reis (a 150 km do Rio), que em setembro o governo federal planeja dar início à construção de Angra 3, para ser inaugurada no primeiro semestre de 2014.
O custo da terceira usina nuclear no litoral sul do Rio foi estimado pelo presidente da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva, em R$ 7,2 bilhões -30% de financiamento internacional e o restante do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social). "Angra 3 é a bola da vez."
De acordo com Jobim, existe no Brasil a necessidade de buscar alternativas à produção de energia provinda do sistema hidrelétrico. "É absolutamente necessário que tenhamos um sistema complementar à matriz hidrelétrica."
Para que as obras de Angra 3 comecem em setembro, é preciso que a estatal obtenha duas licenças obrigatórias. A primeira é a ambiental, emitida pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis) e esperada para janeiro. A segunda, da Prefeitura, autoriza a instalação da usina na beira do mar, dentro do complexo industrial onde funcionam Angra 1 e 2.
O ministro da Defesa visitou um galpão onde estão guardados alguns equipamentos encaixotados há mais de 20 anos, a custo, de acordo com a estatal, de US$ 20 milhões em manutenção, vigilância e seguro.


Texto Anterior: 1,5 milhão de trabalhadores deixam campo
Próximo Texto: Polêmica: Justiça libera uso e comércio de amianto em São Paulo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.