São Paulo, sábado, 22 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Foco

Consumidores lotam as lojas de ruas e de shopping centers da capital paulista

DO "AGORA"
DA FOLHA ONLINE

O comércio da capital paulista ficou lotado de consumidores que procuraram os últimos presentes, tanto na região da rua 25 de Março como nos shopping centers. Alguns ficaram abertos até de madrugada, como o Itaquera (zona leste).
Nos próximos dias, o movimento tende a ser ainda maior, já que a maioria dos consumidores não trabalha e muitos já receberam a segunda parcela do 13º salário.
Hoje, por exemplo, a Univinco (União dos Lojistas da 25 de Março e Adjacências) estima que as lojas devam receber 1 milhão de consumidores que não fizeram as compras de Natal até agora. Ontem, o movimento foi um pouco menor -não passou de 900 mil consumidores.
De acordo com o presidente da associação, Miguel Giorgi Júnior, o faturamento das quase 3.000 lojas da região deve aumentar de 12% a 15% em relação ao ano passado. O estoque dos lojistas também está até 10% maior.
Os shoppings também registraram alta nas vendas neste ano. Alguns, como o Central Plaza (zona leste) e o Interlagos (zona sul), tiveram aumento de 15% nas vendas e de cerca de 10% no público deste ano em comparação ao ano anterior.
O comércio de São Paulo já vendeu 6% a mais neste Natal do que no mesmo período do ano passado, aponta sondagem da Fecomercio-SP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo) realizada nos dias 13, 14 e 17 deste mês com 200 empresários do comércio na capital paulista. Segundo a entidade, as lojas de bens duráveis, como eletroeletrônicos, apresentaram alta de 5%, e o segmento de semiduráveis -vestuário e calçados- registrou elevação de 7%.
Na avaliação dos economistas da Fecomercio, a alta é alavancada pelo acesso mais facilitado ao crédito, pelos planos de financiamento e pelo direcionamento do 13º salário para o pagamento de dívidas.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Aviação: China revela primeiro jato regional desenvolvido no país
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.