São Paulo, terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Positivo compra Kennex por R$ 12 mi

Líder dos computadores adquire marca para aumentar sua presença nas lojas do Grupo Pão de Açúcar

JULIO WIZIACK
DA REPORTAGEM LOCAL

A Positivo Informática anunciou ontem a compra da marca de computadores e notebooks Kennex por R$ 12 milhões para consolidar sua posição no varejo. É o que diz o comunicado da empresa à CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
Mas, na prática, a líder do país na produção e na venda de computadores está comprando maior exposição de seus próprios produtos nas lojas do Extra e do Pão de Açúcar, rede pertencente a Abilio Diniz. Seu filho João Paulo Diniz era o principal acionista da Kennex.
"A participação da Kennex nas prateleiras do Extra e do Pão de Açúcar era grande", diz Hélio Rotenberg, presidente da Positivo Informática.
"Há cinco anos consecutivos eles vendem bem em sua própria rede. A nossa [da Positivo] era menor. Por isso, acho que pagamos um bom preço para nos firmar nessa rede que é uma das principais do país. Além disso, a Kennex tem boa relação com outros varejistas e isso nos interessava."

Crise financeira
A Kennex foi uma das empresas que sentiram o efeito da crise financeira e corria risco de desaparecer do mercado, como a Folha antecipou em junho. Sua dívida chegou a R$ 6,5 milhões. Esse deficit será coberto pela Positivo com um aumento de capital na companhia. O restante, R$ 5,5 milhões, será pago aos acionistas da Kennex. Antes da crise, a marca chegou a ter 2% do mercado, em unidades vendidas, mas caiu para cerca de 1%.
A Positivo é a líder em unidades vendidas, com quase 17% do mercado total. O varejo representa 32% de suas vendas, índice que, segundo a companhia, é superior ao da concorrência somada.
Como os indicadores de consumo e confiança dos consumidores melhoraram, bem como os dados de emprego e a oferta de crédito oferecido, aumentar a presença nas redes varejistas se tornou a principal estratégia para os fabricantes que pretendem manter seu crescimento.
"Também por isso compramos a Kennex", diz Rotenberg. Segundo ele, outro motivo foi a integração entre as empresas. Desde abril deste ano, a Positivo Informática já produzia desktops e notebooks para a Kennex, que não tem fábrica. Com essa marca, a Positivo vai ampliar sua oferta de computadores para as classes C e D, com preços de R$ 999 a R$ 1.999.


Texto Anterior: Walmart planeja investir R$ 2,2 bi no país em 2010
Próximo Texto: Internet: Net adere hoje a programa de banda larga popular de São Paulo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.