São Paulo, quinta-feira, 23 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São Paulo e Sul têm alta em janeiro

da Sucursal do Rio

São Paulo, o principal parque fabril do país, garantiu a pequena recuperação registrada, entre dezembro e janeiro, pelos indicadores industriais relativos a salários e emprego do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados ontem.
Das cinco regiões pesquisadas pelo instituto, apenas duas tiveram alta no item total de salários pagos em janeiro. Em São Paulo o aumento foi de 0,8%, enquanto na região Sul a alta ficou em 0,7% no primeiro mês do ano.
Também em São Paulo, na mesma comparação, foi registrada uma pequena alta do emprego industrial (0,3%), o segundo maior acréscimo do país, perdendo apenas para o da região Sul (0,5%) -uma das mais beneficiadas pela recuperação das exportações do país, explica o economista Paulo Gonzaga, do IBGE.
Foi em São Paulo também que o instituto encontrou a maior queda de ganhos por trabalhador. Em 99, a queda foi de 5,7%, acima da média nacional, que foi de 4% (leia texto acima).
A indústria fluminense, por sua vez, apesar de todo o crescimento proporcionado pelo petróleo, foi a que mais cortou postos de trabalho, na comparação com janeiro do ano passado.
Segundo o IBGE, a indústria do Rio de Janeiro reduziu o número de vagas em 6,3% em janeiro. Sobre dezembro de 99, a queda foi de 1%.



Texto Anterior: Conjuntura: Salários têm maior redução do Real
Próximo Texto: Mercosul: Brasil cede e bloco sofre retrocesso
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.