São Paulo, terça, 23 de março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMÉRCIO EXTERIOR
Produto agrícola gera conflito
UE teme perda de mercado no Mercosul

ISABEL CLEMENTE
de Londres

A União Européia teme perder comércio do Mercosul para os EUA, como houve com o México, após a assinatura do acordo comercial que envolveu os dois países para o Nafta (Acordo de Livre Comércio da América do Norte).
"Não queremos que o mesmo se repita com o Mercosul por inércia da UE ou por incapacidade de atingirmos um acordo que atenda às duas partes", disse o chefe da unidade Mercosul/Chile da União Européia, Damián Hernández.
Esse acordo depende de algumas decisões. A mais importante delas, para o governo brasileiro, é a aprovação de uma autorização para a União Européia dar início à negociação para derrubar as barreiras do mercado europeu aos produtos agrícolas do Mercosul.
A autorização é dada pelo conselho de ministros da UE, que se reunirá em maio.
Segundo José Alfredo Graça Lima, subsecretário para Integração do Mercosul do Itamaraty, "a aproximação (dos dois blocos) não faz sentido se não houver liberalização do comércio agrícola".


Texto Anterior: Mappin tem ações suspensas da Bolsa
Próximo Texto: Especialistas debatem desigualdade
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.