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Publicidade em jornal cresce no país
Gastos de anunciantes devem ter expansão de 11,6% neste ano, ante alta de 1% em 2009, aponta estudo
Segundo as projeções da ZenithOptimedia, maior crescimento de receita publicitária, em termos percentuais, será na internet
MARIANA BARBOSA
DA REPORTAGEM LOCAL
A receita publicitária dos jornais no Brasil deve crescer
11,6% neste ano, segundo previsões da consultoria ZenithOptimedia, empresa do grupo de
mídia Publicis. Os gastos com
publicidade em jornal devem
chegar a US$ 2 bilhões, ante
US$ 1,8 bilhão em 2009.
A previsão de crescimento da
publicidade nos jornais se dá
em linha com a projeção de aumento dos gastos com publicidade em geral. No total, os
anunciantes no Brasil devem
investir US$ 13,1 bilhões neste
ano -crescimento de 11,8% em
relação a 2009, quando foram
gastos US$ 11,7 bilhões em publicidade.
As emissoras de televisão,
abertas e fechadas, também devem registrar crescimento da
ordem de 11,6% no ano. Mas o
maior crescimento em termos
percentuais acontecerá na internet, que deve crescer 29,2%.
Apesar do crescimento vigoroso em receita publicitária, sobretudo no período de 2004 a
2008, quando foram registradas taxas acima de 40%, a internet recebeu no ano passado
apenas 4,3% da verba publicitária total (US$ 502 milhões). O
número não inclui os links patrocinados.
No mundo, segundo o estudo, a internet passou o mercado de revistas em receita publicitária em 2009, transformando-se na terceira maior mídia,
atrás de televisão e jornais.
No Brasil, as revistas ainda
seguirão na frente da internet
pelo menos até 2012. As revistas receberam 8,5% da verba
publicitária (US$ 991 milhões)
no ano passado.
Pelas projeções da consultoria para o Brasil, a internet deve
ultrapassar as emissoras de rádio já neste ano, consolidando-se como a quarta maior mídia
(atrás de TV, jornais e revistas).
Os dois segmentos praticamente empataram no ano passado,
quando as rádios receberam
US$ 514 milhões da verba publicitária. Para este ano, porém,
a verba para internet deve saltar para US$ 649 milhões, enquanto a das rádios deverá aumentar apenas 3,3%, para US$
558 milhões.
O Brasil e os demais países
emergentes vão garantir o crescimento do mercado publicitário no mundo, diante de um cenário ainda de crise nos mercados maduros dos Estados Unidos, da Europa e do Japão
-que devem encolher, juntos,
0,8% neste ano. A América Latina, que cresceu 0,4% em
2009, deverá ver o gasto com
publicidade subir 9,3%.
No total, a consultoria prevê
um crescimento de 2,2% nos
gastos globais com publicidade,
para US$ 456 bilhões. O número ainda é bem inferior aos US$
494 bilhões gastos em 2008,
montante que só será superado
em 2012 (R$ 499 bilhões).
Virada
O crescimento de 11,8% para
a publicidade no Brasil representa grande recuperação em
relação ao ano passado. Os gastos dos anunciantes cresceram
1% em 2009, ano em que a economia encolheu 0,2%.
Nos cinco anos anteriores a
2008, o setor vinha crescendo
de forma significativa, com taxas anuais que variaram de
11,1% a 40,1%. Para 2011 e 2012,
a previsão é de crescimento
mais modesto, de 5,9% e 8,6%.
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