|
Texto Anterior | Índice
Investimento no exterior resultou
em melhoria da operação no país
DA REPORTAGEM LOCAL
As empresas que se aventuraram lá fora, impelidas pela concorrência e as limitações do mercado interno, contabilizam ganhos que não aparecem na linha
de lucro em seus balanços.
"Do ponto de vista administrativo e gerencial, as empresas
aprendem a viver em outras culturas. Isso traz vantagens para a
atividade-mãe", diz Edson Vaz
Musa, dono da Caloi.
"A internacionalização, em todos os casos, ajudou a melhorar a
operação interna", diz Álvaro
Cyrino, professor da Fundação
Dom Cabral, com base em pesquisas junto às empresas.
Para atender às exigências de
clientes mais sofisticados, elas tiveram de desenvolver tecnologia,
incorporar conhecimentos, melhorar a gestão e reduzir custos de
produção. Sua empresa, por
exemplo, teve de investir em tecnologia para pintura com verniz
(clear coat), que não se usava no
país, para exportar quadros de bicicletas para a Europa.
Sucesso internacional
O exemplo mais acabado de sucesso internacional é o da Embraer. As vendas externas são responsáveis por 95,5% de suas receitas e a empresa detém 40% do
mercado mundial de aeronaves
de 30 e 120 lugares. A atuação internacional, que não é uma opção
de empresas do setor, na prática é
intrínseca ao mercado de aviação.
De 1995 até junho deste ano, a
Embraer contribuiu com um saldo líquido de US$ 5,9 bilhões para
a balança comercial brasileira. As
exportações neste período totalizaram US$ 15,5 bilhões. Além da
fábrica que possui na China, desde o ano passado, a Embraer está
instalando uma unidade de montagem em Jacksonville, EUA, para
produzir aeronaves para o programa de defesa americano.
Agora, a empresa busca desenvolver novos mercados e estabelecer bases na Comunidade Européia. Neste sentido, está negociando a compra de uma participação na OGMA (Indústria Aeronáutica de Portugal). Na semana
passada, ela entregou uma proposta de aquisição, em parceria
com a European Aeronautic Defense and Space Company.
(SB)
Texto Anterior: Frase Índice
|