São Paulo, sexta-feira, 23 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENERGIA

Nordeste pode ter racionamento de luz em 2009

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O risco de falta de energia na região Nordeste está acima do normal para o ano de 2009. Segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), o risco de déficit de energia na região está em 9,2%, quando o aceitável é de 5%. O diretor-geral do ONS, Mário Santos, considera que, apesar do risco, a situação está sob controle.
"No novo modelo do setor elétrico, há uma mudança substantiva. Existe o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico que vê os problemas com quatro anos de antecedência", afirmou.
O risco é calculado com base em séries históricas sobre a quantidade de chuvas em cada ano em cada região do país.
Os cálculos do ONS levam em conta a capacidade de interligação do sistema elétrico -capacidade que a região Sudeste tem de mandar energia para o Nordeste, por exemplo- e conclusão de obras de aumento da capacidade de geração já em andamento. O ONS considera, ainda, o aumento da demanda por energia.
Para contornar o problema, o ONS sugeriu que o governo tente normalizar o fornecimento por meio da termelétrica de Araucária (PR) e das interligações com a Argentina. (HUMBERTO MEDINA)


Texto Anterior: Bovespa cai com realização de lucros
Próximo Texto: Contas vigiadas: Justiça avalia pedido Banco Santos quer trocar administrador
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.