São Paulo, sábado, 23 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaivém das commodities

Mauro Zafalon -@ mzafalon@folhasp.com.br

MENOR EM 12 MESES
Com o avanço da safra, os preços do álcool combustível recuaram para os menores valores dos últimos 12 meses nas usinas paulistas. A pesquisa desta semana do Cepea registrou valores médios de R$ 0,748 por litro (hidratado) e de R$ 0,869 (anidro). Os valores são sem impostos.

CHEGA AO VAREJO
Embora de forma mais lenta do que nas usinas, a queda do álcool chega também aos postos de gasolina. Pesquisa da Folha indica que o recuo do preço do combustível foi de 4,36% nos últimos 30 dias nas bombas, contra queda de 5,25% nas usinas.

ELEVAR PRODUÇÃO
A produção de cafés especiais vem crescendo na região e o objetivo da Associação de Cafés Especiais da Alta Mogiana é elevar ainda mais o volume para atrair exportadores e torrefadores. Para atingir o objetivo, a entidade promove concurso de cafés especais na próxima semana.

EFEITO SOJA
A queda na área de soja e a menor utilização de tecnologia nas terras a serem plantadas vão derrubar ainda mais o consumo de adubos neste ano. Estudo do IEA mostra que a soja consumiu, no ano passado, 7,5 milhões de toneladas, com queda de 37% em relação a 2004.

PREÇOS MELHORES
Os preços recebidos pelos produtores norte-americanos estão 3,4% acima dos praticados há um ano. A recuperação maior continua no setor de carne bovina, que atualmente remunera em 5% a mais os produtores dos EUA do que há um ano.

AUTO-EMBARGO
Na safra 2005/6, a produção argentina de trigo recuou para 12,6 milhões de toneladas, 21% menos do que em 2004/5, segundo informações do governo. Com isso, os argentinos foram obrigados a fazer um auto-embargo nas exportações. Com os problemas climáticos por lá, o embargo pode continuar.

POUCO FAVORÁVEL
Com a quebra no Brasil, o país vai ter de buscar trigo fora da Argentina e pagar mais caro. Outros dois exportadores mostraram quebra de safra nesta semana: Canadá e Austrália. O caso australiano é mais grave. Da produção média de 25 milhões de toneladas, a safra atual fica em 16 milhões.

APOSTA NO AGRO
A crise atual que afeta o setor agrícola não amedronta a Basf. Visando uma estratégia de futuro, a multinacional lança três novos investimentos no Brasil relacionados ao agronegócio nos setores de desenvolvimento e de pesquisa. Os valores serão anunciados na próxima semana.


Texto Anterior: Empresas: Investimento no exterior sobe quase 200%
Próximo Texto: Preço da safra é maior preocupação de produtor
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.