São Paulo, domingo, 23 de setembro de 2007

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Deterioração deve elevar pedágio em rodovias

Governo vai leiloar a concessão de sete trechos de estradas federais em outubro

De acordo com a ANTT, Fernão Dias tem a maior previsão de investimento (R$ 4,5 bi) para os 25 anos de duração da concessão

DA AGÊNCIA FOLHA

Quanto mais deteriorada uma rodovia, maiores devem ser os preços de tarifa apresentados durante o leilão de concessão, afirma Carlos Serman, superintendente de Exploração da Infra-Estrutura da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).
O governo pretende leiloar à iniciativa privada, em 9 de outubro, a concessão de sete trechos de rodovias federais. Vencerá o leilão quem apresentar o menor preço de tarifa.
Para a Fernão Dias, rodovia cuja duplicação levou 12 anos para ser concluída (1994 a 2005), a agência estabeleceu teto de tarifa de R$ 2,884 e instituição de oito praças de cobrança (o valor total máximo por viagem será de R$ 23,07).
"Quanto mais degradada a rodovia, maior é a necessidade de investimento nos primeiros anos", diz Serman. "O ideal seria que a Fernão Dias fosse concedida quando estivesse melhor, porque o governo a entregaria em bom estado, e o pedágio seria mais barato."
Segundo a ANTT, a rodovia tem, entre os sete trechos que devem ser leiloados, a maior previsão de investimento para os próximos 25 anos (tempo de duração da concessão): R$ 4,5 bilhões. Esse valor pode variar.
Para a ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias), a taxa de retorno dos sete trechos, se comparada com concessões oferecidas em outros países, como EUA e Chile, não é atrativa. Serman afirma que a decisão de fazer a concessão é resultado do "esgotamento da capacidade do governo de fazer a manutenção das rodovias, especialmente as de maior volume de tráfego".
Para ele, dos sete trechos que serão leiloados no mês que vem, os em pior estado são os da BR-153 (da divisa de Minas Gerais e São Paulo até a divisa de São Paulo com Paraná), da BR-393 (da divisa de Minas Gerais e Rio de Janeiro até a Dutra) e da BR-101 (da divisa entre Rio de Janeiro e Espírito Santo até a ponte Rio-Niterói). Além dessas, serão leiloadas a Régis Bittencourt (BR-116) e trechos da BR-376. No total, o governo leiloará 2.600,8 km. A partir da assinatura do contrato, os concessionários têm até seis meses para fazer obras de melhorias na rodovia. (JCM)

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