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Deterioração deve elevar pedágio em rodovias
Governo vai leiloar a concessão de sete trechos de estradas federais em outubro
De acordo com a ANTT, Fernão Dias tem a maior previsão de investimento (R$ 4,5 bi) para os 25 anos
de duração da concessão
DA AGÊNCIA FOLHA
Quanto mais deteriorada
uma rodovia, maiores devem
ser os preços de tarifa apresentados durante o leilão de concessão, afirma Carlos Serman,
superintendente de Exploração da Infra-Estrutura da
ANTT (Agência Nacional de
Transportes Terrestres).
O governo pretende leiloar à
iniciativa privada, em 9 de outubro, a concessão de sete trechos de rodovias federais. Vencerá o leilão quem apresentar o
menor preço de tarifa.
Para a Fernão Dias, rodovia
cuja duplicação levou 12 anos
para ser concluída (1994 a
2005), a agência estabeleceu
teto de tarifa de R$ 2,884 e instituição de oito praças de cobrança (o valor total máximo
por viagem será de R$ 23,07).
"Quanto mais degradada a
rodovia, maior é a necessidade
de investimento nos primeiros
anos", diz Serman. "O ideal seria que a Fernão Dias fosse concedida quando estivesse melhor, porque o governo a entregaria em bom estado, e o pedágio seria mais barato."
Segundo a ANTT, a rodovia
tem, entre os sete trechos que
devem ser leiloados, a maior
previsão de investimento para
os próximos 25 anos (tempo de
duração da concessão): R$ 4,5
bilhões. Esse valor pode variar.
Para a ABCR (Associação
Brasileira de Concessionárias
de Rodovias), a taxa de retorno
dos sete trechos, se comparada
com concessões oferecidas em
outros países, como EUA e Chile, não é atrativa. Serman afirma que a decisão de fazer a concessão é resultado do "esgotamento da capacidade do governo de fazer a manutenção das
rodovias, especialmente as de
maior volume de tráfego".
Para ele, dos sete trechos que
serão leiloados no mês que
vem, os em pior estado são os
da BR-153 (da divisa de Minas
Gerais e São Paulo até a divisa
de São Paulo com Paraná), da
BR-393 (da divisa de Minas Gerais e Rio de Janeiro até a Dutra) e da BR-101 (da divisa entre
Rio de Janeiro e Espírito Santo
até a ponte Rio-Niterói). Além
dessas, serão leiloadas a Régis
Bittencourt (BR-116) e trechos
da BR-376. No total, o governo
leiloará 2.600,8 km. A partir da
assinatura do contrato, os concessionários têm até seis meses
para fazer obras de melhorias
na rodovia. (JCM)
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