São Paulo, terça-feira, 23 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaivém das commodities

MAURO ZAFALON - mzafalon@folhasp.com.br

QUEDA LIVRE
A participação dos fundos de investimento no mercado de soja de Chicago aponta para queda livre. Os dados mais recentes da CFTC (a CVM dos Estados Unidos) registram participação de apenas 15,1% desses fundos na posição líquida do mercado futuro.

FORTE RECUO
Essa participação é bem inferior aos 22,4% do início de julho. Os fundos de investimento tiveram recuo de 46 mil contratos, conforme mostra relatório da consultoria Céleres.

RECUPERAÇÃO
A disparada do petróleo e o enfraquecimento do dólar em relação às principais moedas permitiram a recuperação dos preços das commodities agrícolas ontem. A soja subiu 5,4%, mas ainda acumula perda de 9% nos últimos 30 dias.

CUSTOS E PREÇOS
Com os preços atuais da soja no mercado internacional e os custos elevados de produção, o ganho na comercialização não fecha as contas em Mato Grosso, segundo Anderson Galvão, da Céleres. O fator logística pesa muito por lá, diz ele.

DEVAGAR
O atraso no plantio da safra 2008/9 nos EUA fica aparente nos números divulgados ontem pelo Usda. Apenas 1% do milho desta safra já foi colhido, bem abaixo dos 40% do mesmo período do ano passado.

RITMO MENOR
As receitas com as exportações de carnes vêm diminuindo. Na primeira semana deste mês, somaram US$ 80 milhões por dia. Na terceira, o valor já havia recuado para US$ 59 milhões. Mesmo assim, o total deste mês é 45% superior ao de igual período de 2007, segundo a Secex.

REDUÇÃO DE CUSTOS
Com a alta das commodities agrícolas influenciando diretamente no custo de ração utilizada na criação de aves, produtores brasileiros apostam em complexos enzimáticos como alternativa para aumentar a absorção de nutrientes e, conseqüentemente, reduzir os custos com a alimentação.

SUCESSO DAS ENZIMAS
A Alltech, multinacional do setor de nutrição e saúde animal, registrou crescimento de 38% nas vendas de complexos enzimáticos de janeiro a agosto deste ano em relação a igual período do ano passado. Segundo Breno Soares, gerente de vendas de enzimas da empresa, as vendas deste ano podem superar as de 2007 em 130%.

NOVAS ÁREAS
O laboratório Vallée, especializado em saúde animal, agora parte para o desenvolvimento de produtos voltados para ovinos e caprinos. Terá também uma equipe especializada na orientação a produtores.


Texto Anterior: Mercado prevê inflação menor e mais crescimento
Próximo Texto: Chegada do Magazine Luiza acirra concorrência em SP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.