São Paulo, quarta-feira, 23 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÍDIA

"Washington Post" deixa parceria, e "New York Times" vira dono do "Herald Tribune"
A The New York Times Co., empresa que controla o jornal "The New York Times", anunciou ontem que chegou a um acordo com sua principal concorrente nos EUA, a Washington Post Co., que edita o "The Washington Post", para ser a única proprietária do diário "International Herald Tribune". Até então, cada uma das empresas jornalísticas tinha uma participação de 50% no "IHT".
O acordo, aceito com relutância pela direção do "Washington Post", encerra uma difícil parceria entre os principais diários (e rivais) norte-americanos. O "NYT", que pretende implementar um plano de expansão do "International Herald Tribune", teria pago US$ 75 milhões para se tornar o único dono da publicação.
O "IHT" tem sede em Paris, mas é escrito em inglês e traz textos tanto do "The New York Times" como do "The Washington Post", além de artigos de sua própria equipe e de colaboradores. Com uma tiragem de 265 mil exemplares diários, impressos em 20 gráficas em diferentes países, tem com público-alvo os norte-americanos que vivem no exterior.
"Hoje é um dia bastante triste para nós. Queríamos fazer parte do "IHT" por muitos anos. Mas, pelos termos da parceria, o "The New York Times" nos deixou sem opção, e de maneira relutante concordamos com a venda", disse o "The Washington Post" em um comunicado.
De acordo com analistas, a decisão do "Post" não deve ter sido tomada devido a motivos financeiros, porque a companhia dispõe de caixa para continuar na parceria. O problema seria um conflito com o "NYT".
O "IHT" surgiu em 1887, como versão européia do "New York Herald". O "NYT" tornou-se sócio em 1967, e em 91 surgiu a parceria com o "Post".
(DA REDAÇÃO)

Texto Anterior: Fraudes do capital: Analistas do CSFB são acusados
Próximo Texto: O vaivém das commodities
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.