São Paulo, sexta-feira, 23 de novembro de 2007

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Mercado Aberto

guilherme.barros@uol.com.br

Cresce o emprego e desacelera o salário médio do trabalhador

Apesar de os números do desemprego divulgados ontem pelo IBGE serem bastante otimistas, o mesmo não se pode dizer em relação aos salários.
O crescimento do rendimento médio real das pessoas ocupadas subiu 1,2% em outubro em relação ao mesmo mês de 2006, depois de altas bem mais significativas no início do ano.
Nos meses de março até abril, o rendimento médio real das pessoas ocupadas subiu a um ritmo médio de 5% em relação ao mesmo período do ano passado, depois baixou para 2,5% em setembro e, agora, caiu ainda mais para 1,5%.
"Essa tendência é preocupante", diz o economista Júlio Sérgio Gomes de Almeida, consultor do Iedi, professor da Unicamp e ex-secretário de Política Econômica da Fazenda.
Pelos números divulgados ontem pelo IBGE, a conclusão é que a economia está empregando mais no país, o que é extremamente animador, mas, ao mesmo tempo, com salários menores.
Uma das principais razões para essa queda no rendimento foi certamente o repique inflacionário de julho e agosto, provocado pela alta dos preços dos alimentos. A inflação consumiu uma parte dos ganhos reais das pessoas ocupadas.
Júlio Sérgio Gomes de Almeida acha que essa queda no rendimento não é fruto apenas da alta da inflação. A seu ver, a economia está contratando mais, porém com salários muito baixos, em setores como construção civil e serviços domésticos.
O economista desconfia de que a mão-de-obra contratada seja, em sua grande parte, não-qualificada, o que justifica os salários menores.
Para reforçar seu argumento, o consultor do Iedi diz que o crescimento do emprego na indústria está subindo pouco, apenas 0,9% em outubro. Já o número de pessoas ocupadas cresceu 2,9%.
"O número do crescimento do emprego na indústria é de chorar", diz o economista. "O problema é que a indústria paga os mais altos salários."

AR FRESCO
A Midea do Brasil, joint venture formada pelo grupo brasileiro First Premium e pela chinesa Midea -uma das maiores fabricantes de condicionadores de ar do mundo-, vai ampliar sua atuação no Brasil em 2008. A empresa investe US$ 15 milhões na construção de um centro de distribuição na cidade de Palhoça, em Santa Catarina, e em peças de reposição e estoques. Para o ano que vem, também está previsto o lançamento de três novas categorias de produtos da marca. O objetivo é alcançar 15% das vendas totais no segmento de condicionadores de ar split (aparelhos compactos) no próximo ano, de acordo com Natanael Santos de Souza, presidente da Midea do Brasil.

PROFISSIONALIZAÇÃO
Depois cinco anos no comando da Norsa, o executivo Augusto César Parada vai mudar de casa. A partir de janeiro, ele assume a presidência da Vonpar, que fatura R$ 1 bilhão e é franqueada da Coca-Cola no Sul. A contratação de Parada faz parte do processo de profissionalização da Vonpar, que pertence à família Vontobel.

PLANEJAMENTO
Noventa vereadoras de diferentes partidos do Estado de São Paulo estarão reunidas hoje na Fiesp, onde debaterão a política de 2008 para o Estado. O evento é uma parceria da Associação das Vereadoras do Estado com a instituição. Na pauta estão temas como legislação eleitoral, marketing político e estratégia eleitoral.

LITORAL
A Odebrecht já reservou 20% das unidades do Morada da Península, condomínio da Reserva do Paiva (PE), maior empreendimento da construtora no país. Entre os clientes, há ingleses, espanhóis e portugueses. A venda é resultado da participação da Odebrecht em eventos em Lisboa e Londres. O complexo turístico terá investimento de cerca de R$ 1,5 bilhão. Ao todo são 67 casas, que deverão ser concluídas em dois anos.

ALÔ, SOM
Em 2007, a Motorola direcionou 50% da verba de marketing para ações em eventos, campanhas e lançamentos de produtos com foco em música. Durante a quinta edição de seu festival Motomix, a empresa divulga os aparelhos Motorokr Z6 e o Motorokr W5. Na agenda, nomes como Mark Ronson, Eagles of the Death Metal, Black Devil Disco Club.

PROPAGANDA
A Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda) e a ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) vão lançar hoje, no Encontro Nacional das Lideranças Regionais da Publicidade Brasileira, em Belém (PA), o "Guia da Melhor Prática da Propaganda", cujo objetivo é orientar os anunciantes na seleção de agências. A idéia é criar uma maior aproximação entre as entidades do setor.

ENERGIA
Antonio Sarkis Jr., presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, viaja hoje para os Emirados Árabes Unidos e discute, em Abu Dhabi, a utilização do álcool com a Masdar Organização Governamental, voltada para pesquisa e promoção de energia renovável e sustentável. Em Dubai, ele se encontra com autoridades locais para conversas sobre as relações bilaterais.

CAFEZINHO
O empresário Marco Suplicy inaugura uma nova unidade de sua Suplicy Cafés Especiais em São Paulo. A cafeteria será instalada no interior da livraria Saraiva Mega Store, que será aberta ao público na próxima quarta, na nova ala do Shopping Paulista.

ÁGUA
A água é o tema principal das discussões do 17º Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, que acontecerá na próxima semana, de 25 a 29 de novembro, no hotel Maksoud Plaza, em São Paulo. Estão na pauta as perspectivas de escassez de água, questões como a cobrança pelo uso da água de empresas de abastecimento, indústrias e do setor agrícola e o controle, a preservação e o combate à poluição das águas subterrâneas.

É NATAL
O Shopping Ibirapuera investiu R$ 2,5 milhões na campanha de Natal deste ano e tem uma expectativa de 10% de aumento nas vendas. São esperadas mais de 100 mil pessoas por dia, 6% superior a 2006.


com ISABELLE MOREIRA LIMA e JOANA CUNHA

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