UOL


São Paulo, segunda-feira, 24 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Populistas" da AL surpreendem, diz enviado dos EUA

DO ENVIADO ESPECIAL A MILÃO

O secretário-assistente para Assuntos Internacionais do Tesouro norte-americano, Randal Quarles, disse ontem que a administração Bush está "surpresa" e satisfeita com as políticas econômicas adotadas por líderes latino-americanos eleitos recentemente com base em plataformas que ele qualificou de "populistas".
Em seu discurso durante seminário sobre a América Latina promovido pelo Instituto Internacional de Finanças, Quarles citou como exemplos os presidentes Lula e Lucio Gutierrez, do Equador.
Mencionou também o presidente da Colômbia, Alvaro Uribe, e disse que, nos últimos meses, também a Argentina conseguiu fazer progresso digno de reconhecimento.
O secretário disse que, no passado, houve preocupação com um possível "contágio político" em caso de vitória de candidatos populistas na região. "Mas até mesmo os mais populistas estão seguindo políticas econômicas que a maioria dos presentes nesta sala aprovaria", disse ele à platéia, composta de importantes investidores estrangeiros e banqueiros latino-americanos. O seminário é um dos vários eventos paralelos à reunião anual do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) em Milão.
"As lideranças latino-americanas que se temia fossem populistas surpreenderam por seu realismo econômico e sua disciplina fiscal", disse.

Estabilidade
O secretário também destacou que a recente recuperação da economia argentina será positiva para os vizinhos.
Quarles, no entanto, reiterou que a atual equipe econômica dos EUA continua a acreditar que os países latino-americanos precisam mostrar esforços próprios para que recebam ajuda para enfrentar a crise.
Segundo ele, os governos devem implementar políticas de crescimento no longo prazo e fazer os ajustes necessários.
"Tudo depende das políticas e orientações adotadas por cada país", concluiu. (ES)


Com agências internacionais


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Agenda petista: Governo não sabe como "regular" as agências
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.