São Paulo, segunda-feira, 24 de março de 2008

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Setor passou a receber mais capital estrangeiro em 2007

DA SUCURSAL DO RIO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA ONLINE, NO RIO

A principal conclusão do 5º Anuário Brasileiro de Shopping Centers, que será lançado em abril pela Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings), é a de que 2007 foi o ano da "descoberta" do setor pelo capital estrangeiro.
"O mercado estrangeiro abriu os olhos e viu que esse é um ramo seguro, com possibilidades de retorno elevadas", afirma Luiz Augusto da Silva, diretor de Relações com o Mercado da Alshop.
Segundo Luiz Fernando Veiga, diretor-executivo da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), a atração de novos investidores é resultado da saturação ou da menor rentabilidade de mercados como o americano e o canadense.
De 2000 a 2005, o percentual de crescimento do número de shoppings nos Estados Unidos foi de 1,5% ao ano, segundo o BNDES. Marcos Gouvêa de Souza, diretor geral da consultoria Gouvêa de Souza & MD, aponta outro indício de desaquecimento do mercado americano: de 2000 a 2007, enquanto o varejo cresceu 30,2% nos Estados Unidos, o setor de shoppings teve expansão de vendas de apenas 18,2%, um indicativo de perda de participação no consumo.
Entre os exemplos de investimento de grupos estrangeiros destacam-se a entrada do Equity International e da GP Investments na BR Malls, da GGP (General Growth Properties) na Aliansce e do Ivanhoe Cambridge na Ancar.
"A vantagem [de se associar] é que você tem capital altamente qualificado e com experiência na base de acionistas", afirma Henrique Cordeiro Guerra Neto, diretor-executivo da Aliansce.
Com o aumento de capital, cresceram as aquisições no setor. Segundo Marcos Carvalho, presidente da Ancar, a empresa tem 11 shoppings no portfólio e está prestes a adquirir mais quatro com a compra da São Marcos. "Hoje tem mais concorrência, mas capital e lojas-âncora em abundância", disse.


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