São Paulo, sábado, 24 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crise grega levanta preocupação sobre outros países europeus

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O pacote de ajuda à Grécia levantou a preocupação de que outros países europeus com alto nível de endividamento possam também aproveitar o precedente e procurar o auxílio econômico da União Europeia. Além de aumentar o temor de contágio em outros países, como Portugal, Itália e Espanha, a crise grega afeta a confiança no euro, segundo analistas.
"Por um lado, [o pacote de ajuda] pode ser tomado como um alívio para a Grécia, mas a solução não toca no risco sistêmico que ronda a zona do euro e levanta a questão se outros países também irão procurar um resgate desse tipo no futuro próximo", disse o analista Simon Brown, da consultoria Prospreads, em Londres.
Também há dúvidas sobre as perspectivas da Grécia no longo prazo. "Há um pouco mais de segurança em relação à Grécia agora, mas esse pacote não é suficiente para resolver o problema do país", disse David Morrisson, da GFT Global.
Questionado sobre Portugal, cuja situação fiscal também é considerada séria, o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, reconheceu ontem que o país terá de tomar medidas "firmes", a fim de contornar o problema. Entre essas medidas está a consolidação do seu programa fiscal, que prevê um corte no deficit -que deverá cair de 9,4% do PIB (Produto Interno Bruto) no ano passado para 2,8% em 2013.
Barroso ressaltou, porém, que Portugal tem condições para enfrentar as dificuldades financeiras. "Eu acho que a situação de Portugal é séria, mas é diferente da Grécia", afirmou.
Ontem, o euro caiu para seu menor nível em um ano e chegou a ser negociado a US$ 1,3202, o menor valor desde abril do ano passado.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Análise: Ajuste e postergação ou atraso e moratória
Próximo Texto: Negócios: Petrobras sobe 7 posições em ranking das maiores do mundo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.