UOL


São Paulo, terça-feira, 24 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MULTIMÍDIA

Newsweek - dos EUA

É cedo para voltar a crescer, diz Palocci

ESTADOS UNIDOS - Descrito pela prestigiada revista americana "Newsweek" como o "pão-duro" que toma conta dos cofres do Brasil, o ministro da Fazenda, Antonio Palocci Filho, afirmou, em entrevista à publicação, que ainda é cedo para o país voltar a crescer.
"Preferia cortar juros e distribuir dinheiro aos programas sociais. Mas em economia não podemos simplesmente promover o crescimento", diz ele, frisando que a inflação está caindo, o dólar, recuando, e o crédito voltou.
O ministro explica que sua política econômica conservadora teve como objetivo colocar o país nos trilhos. "Lançamos mão de severos ajustes, e funcionou."
Para a revista, a austeridade de Palocci é uma virtude, pois "frequentemente, ser ministro da Economia na América Latina significava só encontrar dinheiro para sustentar o governo central."
A "Newsweek" diz que uma das primeiras medidas de Palocci foi a recuperação da confiança dos investidores estrangeiros por meio do aumento do superávit primário de 3,75% para 4,25% do PIB.
Sua cautela é vista com bons olhos em Wall Street. "Em grande parte graças à parcimônia de Palocci, dizem especialistas, a economia do Brasil está melhor hoje do que quando Lula assumiu o governo", diz a "Newsweek".


Texto Anterior: Análise: Fed deverá cortar juro para "blindar" os EUA
Próximo Texto: Desespero na Apoteose: 15 mil brigam para ser lixeiro no Rio
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.