São Paulo, quarta-feira, 24 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Senador vai comandar a economia do Uruguai

DE BUENOS AIRES

O presidente uruguaio, Jorge Batlle, nomeou um político, e não um economista, para substituir o ex-ministro Alberto Bensión (Economia), que pediu demissão do cargo anteontem.
O escolhido foi o senador governista Alejandro Atchugarry, 49. A decisão reflete a dificuldade do governo em aprovar reformas impopulares no Congresso.
Apesar do pouco conhecimento em matéria econômica, o novo ministro é conhecido como o "braço direito" de Batlle e fazia a ponte nas negociações entre o governo e os parlamentares.
"Os tempos que vêm serão políticos, e não técnicos, porque será o Congresso que terá que levar adiante as tarefas árduas e difíceis em que estamos empenhados", disse Batlle.
A missão do novo ministro será conter a derrocada econômica do país. O governo prevê que o PIB deverá cair 7% neste ano. Além disso, Atchugarry terá de conter a fuga de recursos dos bancos, que continua apesar de o país ter acertado um empréstimo de US$ 3 bilhões com o Fundo Monetário Internacional para elevar a confiança do mercado.(JS)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Montadoras: GM quer jornada menor para evitar cortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.