São Paulo, quinta-feira, 24 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ártico possui 90 bilhões de barris não descobertos, afirmam os EUA

Total equivale a 13% do petróleo a descobrir no mundo; região também tem gás

DO "FINANCIAL TIMES"

O Ártico detém reservas de até 90 bilhões de barris de petróleo ainda não descobertas e suas reservas de gás não descobertas equivalem ao total das conhecidas da Rússia, afirmaram cientistas dos EUA que participaram da primeira avaliação governamental dos recursos da região.
O relatório provavelmente reforçará o ímpeto da corrida pelo controle da região entre nações polares como Rússia, Dinamarca, Estados Unidos, Noruega e Canadá.
O Serviço de Levantamento Geológico dos Estados Unidos acredita que o Ártico detenha 13% do petróleo não descoberto existente no mundo e mais 47,26 bilhões de metros cúbicos de gás natural, o equivalente a 30% das reservas mundiais não descobertas.
"As extensas plataformas continentais do Ártico podem constituir a área de prospecção inexplorada mais ampla em termos geográficos e mais positiva para o petróleo que resta no planeta", afirma o relatório.
Em agosto do ano passado, a Rússia plantou sua bandeira no piso do mar quatro quilômetros sob o pólo Norte, o que despertou temores quanto a uma corrida pela conquista dos recursos minerais do Ártico, especialmente dos depósitos de petróleo e gás natural. Em maio, a Dinamarca convocou uma conferência das cinco potências árticas para tentar conter a competição e reiterar o compromisso conjunto dos países com a Convenção sobre Leis Marítimas das Nações Unidas, que governa a questão das águas territoriais.
Os interesses comerciais pela exploração do Ártico também se intensificaram, com o grupo anglo-holandês Shell pressionando para ajudar a Rússia a desenvolver o gás natural da região de Yamal e a Total conquistando o direito de fazê-lo no gigantesco campo de gás natural russo de Shtokman. Nos Estados Unidos, empresas estão se aventurando cada vez mais longe nas regiões árticas do Alasca.
Em 2006, a consultoria Wood Mackenzie estimou que as bacias árticas, incluindo as que já estavam em desenvolvimento, detinham 233 bilhões de barris de petróleo e gás natural descobertos e mais 166 bilhões a descobrir, a maioria dos quais de gás.
Alan Murray, que comanda as pesquisas do grupo e é um dos co-autores do estudo, apontou que o Serviço de Levantamento Geológico dos EUA era muitas vezes mais otimista sobre os recursos potenciais do que outros órgãos de pesquisa. "São volumes potenciais imensos, mas não afetarão a oferta ou os preços no curto prazo. Há ainda muitos outros recursos não desenvolvidos que estão mais próximos e são mais fáceis de explorar."
O relatório usou metodologia probabilística e incluiu apenas os recursos não descobertos que podem ser explorados com a tecnologia já existente.


Tradução de PAULO MIGLIACCI


Texto Anterior: Sistema Financeiro: Captação externa de bancos dobra e chega a US$ 2,8 bi
Próximo Texto: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.