São Paulo, sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IPCA-15 dispara e ameça corte de juro

DA FOLHA ONLINE

A alta dos preços dos alimentos, principalmente do leite e derivados, fizeram o IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15) disparar em agosto. O índice apurou alta de 0,42%, quase o dobro em relação a julho, de 0,24%, e surpreendeu os analistas de mercado, que já começam a cogitar mudanças na política monetária do Banco Central.
No ano, o IPCA-15 acumula inflação de 2,85% e, nos últimos 12 meses, de 3,95%, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Para analistas, a evolução da inflação pode interferir na trajetória de corte dos juros, já na próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) em setembro. Na última, o corte foi de 0,5 ponto, para 11,5%. "O benefício que a inflação teve com a queda do dólar não existe mais. E há uma alta no consumo com o aumento da renda e do crédito", diz Miguel Daoud, da Global Financial Advisor.
Nos alimentos, a maior alta é do leite pasteurizado, 52,16% até agosto. Em seguida, vêm carne (4,21%) e tomate (4,01%).


Texto Anterior: Economistas vêem BC mais cauteloso
Próximo Texto: CPMF é o pior tributo já inventado, diz ex do FMI
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.