São Paulo, sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Texto Anterior | Índice

Gulliver vai trocar produtos em setembro

CLAUDIA ROLLI
DA REPORTAGEM LOCAL

A Gulliver, fabricante nacional de brinquedos, vai iniciar em 1º de setembro a troca de produtos importados da linha Magnetix ou devolver o dinheiro aos consumidores que compraram a versão antiga desse item.
Se o consumidor não tiver a nota fiscal da compra, poderá fazer a troca do produto por um de igual valor. A relação dos 25 modelos da linha Magnetix que podem ser substituídos está no site www.gulliver.com.br.
A medida foi anunciada ontem pela empresa, que divulgará na próxima quarta-feira a lista de lojas que efetuarão a troca. Os brinquedos dessa linha foram alvo de recall nos EUA em março de 2006 e passaram por alterações após crianças terem aspirado ou engolido os ímãs.
O DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor) notificou a Gulliver a prestar esclarecimentos, no prazo de cinco dias, sobre sua decisão de retirar do mercado a linha de brinquedos Magnetix. "Se há um defeito, a obrigação da empresa é realizar um recall", disse Ricardo Morishita, diretor do departamento.
A Gulliver afirma que a substituição de itens da antiga linha Magnetix não faz parte de um recall, e sim de uma decisão "voluntária".
Os brinquedos Magnetix -esferas metálicas e peças plásticas com ímãs que permitem a montagem de objetos- são fabricados na China pela canadense Mega Brands e importados pela Gulliver.
No Brasil, a empresa vendeu 35 mil itens dos produtos fabricados em 2006. Anteontem, enviou comunicado aos lojistas e distribuidores pedindo a retirada, do mercado, dos produtos da versão antiga dessa linha.
Nas Lojas Americanas, os produtos Magnetix foram comprados da própria Gulliver e já retirados das 380 unidades da rede, informou a assessoria de imprensa.
O Wal-Mart disse que tinha poucas peças da linha Magnetix Roseart e que já foram retiradas das gôndolas. "Seguindo orientação do fabricante, as unidades estão sendo devolvidas ao fornecedor", diz o Departamento de Assuntos Corporativos. A rede não soube informar se importou diretamente os produtos da Mega Brands.
Para esclarecer dúvidas, a Gulliver estendeu ontem o horário de atendimento do 0800-770-2650. Funcionará também aos sábados e domingos, das 8h às 17h45.
A Pro Teste (associação de defesa do consumidor) considerou "lamentável a atitude da empresa" por ainda não ter iniciado um recall.
"O fato de [o produto] ser importado não isenta a empresa de ter de fazer um recall", diz Paulo Arthur Góes, diretor de fiscalização do Procon-SP, que fiscalizará as lojas para ver se o Magnetix está sendo vendido.


Colaborou a Sucursal de Brasília


Texto Anterior: Inmetro aperta controle sobre brinquedos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.