São Paulo, domingo, 24 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estatal poderá ser Petrounião ou Petro-Sal

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Apesar de negar publicamente que já tenha decidido criar a nova estatal do petróleo, o presidente Lula já ouviu duas sugestões de nome para batizar a nova empresa: Petrounião e Petro-Sal.
Como revelou a Folha, o presidente disse em reunião com aliados políticos na terça-feira que criará uma nova empresa para administrar as áreas do pré-sal que ainda não foram leiloadas.
A intenção de Lula é modificar a forma como a União se apropria da riqueza gerada pela extração do petróleo. O governo deverá adotar o modelo de partilha da produção. Ou seja, dividir com seus sócios o óleo extraído.
O governo também buscará amenizar o impacto político da criação da nova estatal. Auxiliares do presidente dizem que ela seria, na prática, um escritório composto por burocratas e técnicos do ramo de petróleo. Hoje, ministros aventam uma estrutura com 50 ou 60 pessoas.
O ex-ministro da Fazenda e deputado federal Antonio Palocci Filho (PT-SP) sugeriu que a nova estatal/escritório seja um departamento do Tesouro. Mas a maioria dos ministros do grupo criado por Lula para estudar o novo modelo do pré-sal prefere uma estrutura ligada à pasta de Minas e Energia.
Em conversas reservadas, Lula diz que o destino da riqueza do petróleo do pré-sal não pode repetir o destino da riqueza gerada no Brasil pelos ciclos do pau-brasil, do ouro, da cana-de-açúcar e do café. Na visão presidencial, esses ciclos poderiam ter desenvolvido o país mais do que desenvolveram. (KA)


Texto Anterior: Petrobras pode ter 10% do PIB em 2020
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.