São Paulo, domingo, 24 de agosto de 2008

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Moradora sonda mercado para empresa

DA REPORTAGEM LOCAL

Sandra da Luz Silva é um dos motivos de sucesso do programa da Nestlé, multinacional de alimentos, voltado para a baixa renda. Há cerca de quatro anos, a companhia contratou o Instituto Fernand Braudel para desenvolver uma pesquisa de mercado que permitisse entender os hábitos de consumo dos menos favorecidos.
Sandra tinha 22 anos quando apresentou os resultados do estudo para a diretoria-executiva da Nestlé. "Eu tinha pesquisado em Capão Redondo, onde moro até hoje, e acabei dando umas dicas pessoais devido a minha proximidade com os moradores", diz ela, hoje cursando faculdade de economia.
Sandra acabou contratada pela Nestlé em 2005. De lá para cá, passou por outras áreas da companhia. Atualmente, sua missão é desenvolver formas de alavancar as vendas e o marketing, uma área estratégica conhecida como "Channel Category Sales Development".
O exemplo de Sandra mostra como as empresas estão tendo de se adaptar ao surgimento dessa nova classe C. Para a Interbrand, que pesquisa marcas, ganham valor as empresas que se adaptam bem a essa nova classe.
Esse novo mercado é formado por milhões de brasileiros. Pesquisa divulgada no início do mês pela FGV diz que a proporção de miseráveis nas seis maiores regiões metropolitanas do país caiu de 35% para 25%, de abril de 2002 a abril de 2008. No período, a classe média, que era 44% da população, chegou a 52%. Pelo estudo, a classe média tem renda domiciliar total entre R$ 1.064 e R$ 4.591. Foi incluída na classe E, abaixo da linha de miséria, a população cuja renda domiciliar é inferior a R$ 768.
Segundo a FGV, os ganhos de renda dessa nova classe média são mais sólidos que em outros surtos de crescimento econômico, o que mostra que as oportunidades para empresas dispostas a explorar esse novo mercado podem ser duradouras. (JW)


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